DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A EFETIVIDADE DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CARIRI

Visualizações: 405

Autores

Palavras-chave:

Expansão da Educação Superior, Políticas Públicas, mercantilização, Semiárido

Resumo

O início do século XXI foi marcado por uma política de expansão da educação superior, baseada em um padrão em que os modelos privado e público se complementariam. No entanto, a maior parte das vagas foi criada por instituições privadas, com farto financiamento público, principalmente em faculdades que ofertavam cursos de baixo investimento, em que a pesquisa e a extensão eram realizadas de forma reduzida, quando ocorria. A ascensão de políticas neoliberais levou à diminuição dos investimentos públicos, com a consequente pressão para que o financiamento da educação superior possa ser realizado majoritariamente por meios privados. Boa parte das políticas neoliberais para a educação superior se baseia na mercantilização das instituições, com o alinhamento destas às demandas do mercado em detrimento dos anseios da sociedade. O estudo busca apresentar as diferentes formas de atuação das instituições públicas e privadas de educação superior, refletindo sobre a efetividade da política pública e sua relação para o desenvolvimento sustentável do semiárido, onde está inserido o Cariri. A pesquisa, exploratória e bibliográfica, utilizando uma abordagem qualitativa, aponta que as instituições públicas do Cariri contribuem de forma mais efetiva para o desenvolvimento da região, mesmo com número de vagas ofertadas menor do que a rede privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. 

Referências

BALDIJÃO, Carlos Eduardo; TEIXEIRA, Zuleide Araújo. A educação no governo Lula. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.

BAUER, Carlos. A classe operária vai ao campus: esboço de uma história social, trabalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea. São Paulo: Editora Sundermann, 2010.

BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Universidade Mercado e crise do pensamento. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. (orgs.) Universidade e compromisso social: Brasília, 25 e 26 de agosto de 2005. Brasília: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

BEZERRA, Ada Augusta Celestino; ROSITO, Margaréte May Berkenbrock. Formação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro: uma contribuição aos estudos da alteridade nas políticas públicas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 165-190, jan./mar. 2011.

CEZNE, Adrea Nárriman. O direito à educação superior na Constituição Federal de 1988 como direito fundamental. Educação, [S. l.], 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1532. Acesso em: 28 fev. 2022.

CHALUB, Leila; FRATE, Claudio Albuquerque; VICENTIM, Fabiana Moreira. Inserção social e universidades brasileiras: as melhores práticas. In: As novas dimensões da universidade: interdisciplinaridade, sustentabilidade e inserção social. Elimar Pinheiro do Nascimento e Alfredo Pena-Veja (orgs.). Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

DOWBOR, Ladislau. Democracia Econômica: alternativas de Gestão Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2013

FRAZER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

QUEIRÓZ, Manuel Abílio de. Semiárido brasileiro: uma análise das potencialidades e das competências para seu desenvolvimento. Parcerias Estratégicas, Brasília, v.14, n. 29, p. 129-144, jul./dez. 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Wagner Pires da. As ações de extensão na construção de uma universidade sertaneja. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SULIANO, Daniele Cirilo. Expansão e interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC): avaliação das repercussões educacionais e sociais. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. PDI UFCA 2020: Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Cariri. UFCA: Juazeiro do Norte, 2017.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Pires da Silva, W. (2022). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A EFETIVIDADE DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CARIRI. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 101–113. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/331

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.