VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO FILME MOANA

UMA ANÁLISE DO SIMBOLISMO PRESENTE NESTA ANIMAÇÃO INFANTIL

Visualizações: 171

Autores/as

  • Denise Cristina Costa França dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-2182-0337
  • Vanessa Cristina Scaringi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Andreza Marques de Castro Leão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhos https://orcid.org/0000-0002-5037-4882

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.587

Palabras clave:

Cultura Visual, Patriarcado, Violência

Resumen

Considerando a influência que os filmes exercem sobre costumes e hábitos, os quais podem interferir no comportamento de meninos e meninas, buscou-se analisar o filme Moana, visto como uma das melhores animações dirigidas ao público infantil, igualmente utilizado nas escolas. Isto posto, essa pesquisa teve como objetivos: descrever cenas do filme; identificar, interpretar e refletir sobre os elementos que caracterizam a violência de gênero presente no enredo. A despeito da metodologia, optou-se pelo emprego do método PROVOQUE, voltado para questionar, refletir e discutir imagens. A pesquisa apontou que o filme sustenta comportamentos voltados à insubmissão das mulheres perante os homens, à cultura do corpo ideal, à heteronormatividade, à prática do bullying e ao feminicídio contraposto por cenas de incentivo ao empoderamento das mulheres. Diante disto, faz-se de suma importância direcionar o olhar docente para o uso de filmes infantis em face ao efetivo combate à violência de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Cristina Costa França dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Aluna de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras- Campus de Araraquara.

Vanessa Cristina Scaringi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Aluna de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras- Campus de Araraquara.

Andreza Marques de Castro Leão , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhos

Livre docente no programa de Pós Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras- Campus de Araraquara.

Citas

BALISCEI, João Paulo. PROVOQUE - problematizando visualidades e questionando

estereótipos: leitura de imagens fundamentada nos estudos da cultura visual. Educar em

Revista, Curitiba, v. 35, n. 77, p. 283-298, set./out. 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67867

https://www.scielo.br/j/er/a/XwkQ9L8TwZVKzqJbYN9kywv/?lang=pt&format=pdf Acesso

em: 14 jan. 2023.

BRASIL. Lei n° 12.318 de 26 de agosto de 2010. Dispõe sobre alienação parental.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12318.htm .

Acesso em: 14 jan. 2023.

BRASIL. Lei n° 13.104 de 9 de março de 2015. Prevê o feminicídio como circunstância

qualificadora do crime de homicídio. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13104.htm . Acesso em: 14 jan.

BRASIL. Lei n° 14.164 de 10 de junho de 2021. Inclui conteúdo sobre a prevenção da

violência contra a mulher nos currículos da educação básica e institui a semana escolar de

combate à violência contra a mulher. Disponível em:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.164-de-10-de-junho-de-2021-325357131 .

Acesso em: 14 jan. 2023.

COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales. Cinema e formação cultural: os processos

significativos e a experiência do sujeito-espectador na construção do conhecimento pelas

imagens e sons. Linha Mestra, n. 36, p. 361-365, set.dez. 2018. Disponível em:

https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/128/137 Acesso em: 14 jan. 2023.

FÓRUM brasileiro de segurança pública. Anuário brasileiro de segurança pública, São Paulo,

Seepix D’lippi, 2020.

INSTITUTO MARIA DA PENHA. Ciclo da violência. Recife, IMP, 2009. Disponível em:

https://www.institutomariadapenha.org.br/violencia-domestica/ciclo-da-violencia.html.

Acesso em: 14 jan. 2023.

FERREIRA, Alvarez; ENCARNACION, Agripina. Dicionário de imagens, símbolos, mitos,

termos e conceitos Bachelardianos [livro eletrônico]. Londrina: Eduel, 2013. Disponível em:

https://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/dicionario%20de%20imagem_digital.pdf

Acesso em: 14 jan. 2023.

JAMES, Alison; JENKS, Chris; PROUT, Alan. O corpo e a infância. In: KOHAN, W. O.;

KENNEDY, D. Filosofia e Infância: possibilidades de um encontro. 2 ed., Petrópolis: Vozes,

p. 207-238.

LARAIA, Roque de Barros. Jardim do éden revisitado. Revista Antropologia da USP, São

Paulo, v. 40, v. 1, p. 149-164, set. 1997. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-77011997000100005

https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27065/28837 Acesso em: 14 jan. 2023

MOANA, um mar de aventuras. Direção: Ron Clements e John Musker. Produção: Osnat

Shurer. Local: Estados Unidos, Walt Disney Animations Studios, 2016.

NUNES, Luciana Borre. Cultura visual: travessias, provisoriedades e encontros em processos

de ensinar e aprender. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da

Cultura visual: aprender ... pesquisar ... ensinar. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015, p.111- 132.

SABO, Donald. O estudo crítico das masculinidades. In: ADELMAN, M.; SILVESTRIN, C.

B. (org.). Coletânea gênero plural. Curitiba: Ed. UFPR, 2002, p. 33-46.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão

Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.

SANTOS, Welson Barbosa. Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção

obrigatória e a desconstrução necessária. São Paulo: Irtermeios, 2015.

SARDENBERG, Cecília Maria Bacellar. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva

Feminista. In: I Seminário Internacional: Trilhas do Empoderamento de Mulheres- Projeto

Tempo, Salvador: NEIM/UFBA, 2006. Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6848 Acesso em: 14 jan. 2023.

SOARES, Vera. Movimento Feminista. Paradigmas e Desafios. Revista de Estudos

Feministas. Rio de Janeiro: CIEC/ECO/UFRJ, N° Especial, 2° Sem. 1994.

XAVIER Filha, Constantina. Gênero e sexualidade na infância: circulação de ideias na

internet. Revista Ártemis, [S. l.], v. 22, n. 1, 2016. Disponível em:

https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/32134/16817 . Acesso em: 14

jan. 2023.

Publicado

2023-07-29

Cómo citar

Costa França dos Santos, D. C., Cristina Scaringi, V., & Marques de Castro Leão , A. (2023). VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO FILME MOANA: UMA ANÁLISE DO SIMBOLISMO PRESENTE NESTA ANIMAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(3), 266–285. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.587

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.