O PAPEL DA MULHER NA FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASIL E AS DIVERSAS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA

Visualizações: 386

Autores

  • Cristiane Aparecida Borghezan Sobieranski
  • Marisa Camargo

Palavras-chave:

Violência de gênero; patriarcado; capitalismo.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a desigualdade de gênero sofrida pelas mulheres ao longo da história e problematizar o patriarcado e as características atribuídas às mulheres na reprodução da estrutura familiar na sociedade capitalista contemporânea. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada no conteúdo da primeira seção do trabalho de conclusão do curso de Serviço Social intitulado “Violência enraizada contra mulher: um retrato da realidade”, apresentado no ano de 2018 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para a revisão bibliográfica foram utilizadas as bases históricas da colonização do Brasil, com destaque para as referências dos autores Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro, complementadas por referências de autores que discutem a questão de gênero e o papel da mulher na sociedade. Nesse sentido, resgatamse elementos referentes às origens históricas da violência contra a mulher, assim como os seus impactos na sociedade capitalista contemporânea. Os principais resultados ratificam o patriarcado como um sistema que naturalizou o papel inferior da mulher na sociedade, subordinando-as hierarquicamente aos homens, além da articulação do capitalismo com a opressão contra as mulheres. Embora se registrem frequentes lutas em favor de legislações voltadas à garantia dos direitos das mulheres, percebe-se que as antigas estruturas hierárquicas que comandam as estruturas familiares não apresentaram significativas rupturas. As velhas concepções de dominação e posse ainda operam nas relações entre homens e mulheres. As transformações e conquistas sociais e civis asseguraram, mesmo que não completamente, uma maior inserção e participação da mulher, porém o patriarcado ainda persiste atualmente, com outras faces, mas com a mesma essência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Suely Souza de. (org.). Violência de gênero e políticas públicas. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2007

AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA. Viviane N. de A. (Orgs.). Infância e violência doméstica: fronteiras do conhecimento. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FREYRE, Gilberto. Casa grande &senzala.12.ed. Bras. 48. ed. em língua portuguesa. [Brasília]: Ed. Universidade de Brasília, 2003.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Nacional, 1936.

FREITAS, Marcel de Almeida. ‘O cotidiano afetivo-sexual no Brasil colônia e suas consequências psicológicas e culturais nos dias de hoje’. Ponta de Lança –Revista de História, Memória e Cultura, v. 5, p. 63-68, 2011.

MARX, Karl. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013. Disponível em <https://coletivocontracorrente.files.wordpress.com/2013/10/tmpsq7jbv.pdf>. Acesso em: 26ago. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. A violência social sob a perspectiva da saúde pública. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 10 (supplement 1): 07-18, 1994.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2.ed. 1997.

SILVA. Lídia Ester Lopes da. OLIVEIRA.Maria Liz Cunha de. Violência contra a mulher: revisão sistemática da produção científica nacional no período de 2009 a 2013. (2014).

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

SOUZA, Jessé. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira.Tempo Social;Rev. Sociol. USP. São Paulo, 12(1): 69-100, maio de 2000. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/262550456_Gilberto_Freyre_e_a_singularidade_cultural_brasileira>. Acesso em: 26 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Aparecida Borghezan Sobieranski, C. ., & Camargo, M. . (2021). O PAPEL DA MULHER NA FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASIL E AS DIVERSAS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/25

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.