CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA

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Autores

  • Edson Mendes Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Diversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que, por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam de pânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula, são eles: as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença; entretanto, em realidade, cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo, do ponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deve ser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana, que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.

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Biografia do Autor

Edson Mendes Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cientista Social formado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Vinculou-se, no período entre os anos de 2011 e 2016, ao Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS). Atualmente, é pesquisador associado ao Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS).

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (GEERGE).      

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Mendes Júnior, E. ., & Seffner, F. . (2021). CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26

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