EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DIREITOS HUMANOS: A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

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Autores

  • Simone Barros de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Monique Soares Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Maria Fernanda Avila Coffi Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-6708-3459

Palavras-chave:

Educação para a Paz, Comunicação Não Violenta, Cultura de Paz, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo reflete a necessidade de uma educação para a paz em direção à garantia dos direitos humanos, a partir do referencial teórico-prático da Comunicação não Violenta. Trabalha-se a perspectiva de uma nova cultura denominada cultura de paz, sob o antagonismo entre paz e violência, tendo por bases autores como Galtung (2008) Jares (2007) Guimarães (2005) e Diskin (2008), importantes pesquisadores dos estudos de paz na perspectiva de não violência rumo à pacificação social. É  resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo, à luz da teoria crítica, produzido a partir de pesquisa documental e bibliográfica com material já produzido. O presente artigo propõe rever os conceitos de Paz e Educação. Aponta direcionamentos para uma educação cuja base das relações são valores humanos com base no exercício da Comunicação Não Violenta.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Barros de Oliveira, S., Soares Vieira, M., & Fernanda Avila Coffi, M. . (2021). EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DIREITOS HUMANOS: A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/88

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