O TRABALHO DOCENTE COM AS REDES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
UM ESTUDO NETNOGRÁFICO NO BRASIL
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https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.744Palavras-chave:
Trabalho Docente, Ensino Remoto Emergencial, Redes SociaisResumo
O Ensino Remoto Emergencial (ERE), forma de ensino adotada em função da necessidade de distanciamento social ocasionado pelo novo Coronavírus fez com que a escola alterasse as dinâmicas de funcionamento, impactando diretamente no trabalho docente. Assim, professores necessitaram se adaptar para que a educação básica não parasse, e assim adotaram diversas formas de trabalho e contato com estudantes e comunidade. Desta forma o presente trabalho, recorte de pesquisa de Tese de Doutorado realizada com professores brasileiros, tem como objetivo apresentar os impactos que o uso das redes sociais trouxe para alunos e professores durante o ERE. O procedimento metodológico baseado na netnografia contou com a participação de 50 professores de 11 estados brasileiros. Concluiu-se neste estudo, que as redes sociais, aplicativos de mensagens e demais meios virtuais, foram aportes essenciais para o contato com os estudantes, além disso, apesar dos aspectos negativos, houveram resultados positivos, tanto para alunos, quanto para professores.
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