DIDÁTICA, A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA NA SALA DE AULA

O CASO DO CURSINHO POPULAR GERAÇÃO NEAR (UNESP/ ARARAQUARA)

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Autores

  • Victor Cyriaco Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-3705-2547
  • Carolina Cechella Philippi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1553

Palavras-chave:

Didática, Formação de professores, Educação popular

Resumo

O presente artigo versa sobre a essencialidade da didática no contexto educacional, delineando-a como o epicentro do processo de transmissão e assimilação do saber. Para tanto, relata a experiência do Cursinho Popular Geração NEAR, um projeto de formação docente vinculado à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (Araraquara). Em uma análise introdutória, explora a concepção e aplicação da didática, realçando sua capacidade de moldar métodos de ensino em consonância com as demandas individuais dos educandos. Em seguida, apresenta a iniciativa por meio da retomada do seu Regimento e do seu Projeto Político Pedagógica, destacando sua potencialidade para promoção de uma formação crítica e para a garantia do acesso à universidade pela população socioeconomicamente vulnerável do município. Destaca, por fim, o impacto da iniciativa também na formação docente, sobretudo pela via do acesso a uma experiência prática e academicamente referenciada com a docência.

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Biografia do Autor

Victor Cyriaco Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Aluno de graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Carolina Cechella Philippi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Aluno de graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Lima, V. C., & Philippi, C. C. (2024). DIDÁTICA, A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA NA SALA DE AULA: O CASO DO CURSINHO POPULAR GERAÇÃO NEAR (UNESP/ ARARAQUARA). VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(2), 01–12. https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1553