PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS IBIRAMA

Visualizações: 213

Autores

Palavras-chave:

História das Instituições Escolares, Educação Profissional e Tecnológica, Cultura Escolar, Instituto Federal Catarinense, Campus Ibirama

Resumo

Este trabalho está inserido numa pesquisa maior que busca construir uma história sobre o processo de implantação do Instituto Federal Catarinense - campus Ibirama, sob a perspectiva dos profissionais da educação. Nesta etapa busca-se a construção da fundamentação teórica, com a descrição e reflexão dos conceitos de educação profissional, cultura escolar e história das instituições escolares. O objetivo geral desta investigação bibliográfica é identificar o contexto da história da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, no momento da criação do IFC campus Ibirama, promovendo o registro da história e memória desta instituição, de modo a contextualizar a realidade da cultura escolar no período de sua criação. Como resultado inicial é possível afirmar que este trabalho contribuiu para a construção de um referencial teórico, contendo os indicativos a serem trilhados pela pesquisa em suas próximas etapas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Regina Back, Instituto Federal Catarinense

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - ProfEPT, Instituto Federal Catarinense (IFC). Tecnóloga em Gestão Pública, Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Rosiane Magalhães de Lima, Instituto Federal Catarinense

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - ProfEPT, Instituto Federal Catarinense (IFC). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Centro Universitário do Triângulo (Unitri)

Reginaldo Leandro Placido, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - ProfEPT, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Referências

ARAÚJO, Luciane Cristine dos Santos. Reforma do Ensino médio: do discurso do “currículo atrativo aos jovens” aos interesses do capital em crise. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6688. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824. Carta de Lei de 25 de Março de 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Lei Nº 378 de 13 de janeiro de 1937. Dá nova, organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. 1937a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/l0378.htm. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. 1937b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 01 dez. 2021.

BRASIL. Lei Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 01 dez. 2021.

BRASIL. Lei Nº 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7044.htm. Acesso em: 01 dez. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Lei Nº 8.948, de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L8948.htm. Acesso em: 01 dez. 2021.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 17 jul. 2021.

BRASIL. Decreto Nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm. Acesso em: 01 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Decreto Nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 01 dez. 2021.

BRASIL. Lei Nº 11.195, de 18 de novembro de 2005. Dá nova redação ao § 5º do art. 3º da Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11195.htm#art1. Acesso em:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - MEC/SETEC. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 01 dez. 2021

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 31 mai. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - MEC/SETEC. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2017. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - MEC/SETEC. Expansão da Rede Federal. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 16 jul. 2021.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. As aulas régias no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. C. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petropólis: Vozes, 2005. p. 179-191. vol. I: século XVI-XVIII.

CASTRO, Cloves Alexandre; PLACIDO, Reginaldo Leandro; MEDEIROS, Ivonete Telles. Educação Tecnológica no Brasil: a geopolítica e a geografia política do processo histórico. In Tomazella, Marlon (org). Educação, cultura e sociedade. Série Reflexões, v. 4. João Pessoa: IFPB, 2019. Disponível em: http://editora.ifpb.edu.br/index.php/ifpb/catalog/book/236. Acesso em: 16 nov. 2021.

CASTRO, Cloves Alexandre; PLACIDO, Reginaldo Leandro; SCHENKEL, Cladecir Alberto. História socioespacial do trabalho no Brasil, educação profissional tecnológica e a questão regional. Revista Labor, v. 1, n. 24, p. 331-355, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44200. Acesso em: 26 nov. 2021.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 177-229, 1990.

CORDÃO, Francisco Aparecido. A Educação Profissional no Brasil. In: PARDAL, Luís; VENTURA, Alexandre; DIAS, Carlos (org.). Ensino médio e ensino técnico no Brasil e em Portugal: raízes históricas e panorama atual. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 43-106.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2021.

FONSECA, Celso Suckow. História de ensino industrial no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro, Tipografia da Escola Técnica Nacional, 1961.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil/Santa Catarina/Ibirama. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/ibirama/panorama. Acesso em: 01 set. 2021.

IBIRAMA, Prefeitura Municipal de. Lei nº 2.611, de 10 de Março de 2009. Autoriza o Chefe do Poder Executivo a doar, os imóveis que menciona e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sc/i/ibirama/lei-ordinaria/2009/262/2611/lei-ordinaria-n-2611-2009-autoriza-o-chefe-do-poder-executivo-a-doar-os-imoveis-que-menciona-e-da-outras-providencias?q=ifet. Acesso em: 01 jun. 2021.

IBIRAMA, Prefeitura Municipal de. Histórico e Formação Administrativa. 2021. Disponível em: https://www.ibirama.sc.gov.br/historico-e-formacao-administrativa. Acesso em: 01 jun. 2021.

IFC - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2014-2018. Disponível em: https://pdi.ifc.edu.br/. Acesso em: 01 jun. 2021.

IFC - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense. IFC Campus Ibirama. 2017. Disponível em: https://ifc.edu.br/2014/05/13/campus-ibirama/. Acesso em: 01 jun. 2021.

IFC - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense. Sobre o IFC. 2018. Disponível em: https://ifc.edu.br/sobre-o-ifc/. Acesso em: 27 jul. 2021.

IFC Ibirama - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Ibirama. Histórico. 2017. Disponível em: http://ibirama.ifc.edu.br/historico/. Acesso em: 02 jun. 2021.

IMHOF, Sonia Schappo. Formação em cursos de ensino médio profissionalizante: perspectivas de continuidade dos estudos e inserção no mercado de trabalho. 2016, 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, Santa Catarina, 2016.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira De História Da Educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 23 jul. 2021.

KUENZER, Acacia Zeneida. O Ensino Médio agora é para a vida. In: Educação & Sociedade, Campinas, ano 21, n.70, p.15-39, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LGpgCTxWgVvB3DYzKVWFjwJ/?lang=pt. Acesso em: 14 nov. 2021.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições Educativas. 1. ed. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

NOSELLA, Paolo.; BUFFA, Esther. Instituições escolares: por que e como pesquisar. 2. ed. Campinas: Editora Alínea, 2013.

PADOIN, Egre.; AMORIM, Mário Lopes. O percurso da Educação Profissional no Brasil e a criação dos Institutos Federais nesse contexto. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 15., Florianópolis. Anais.... Florianópolis: Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. 14 p. Disponível em: https://www.15snhct.sbhc.org.br/resources/anais/12/1473984255_ARQUIVO_ARTIGOSNHCTENVIADO.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.

PLACIDO, Reginaldo Leandro; BENKENDORF, Shyrlei Karyna Jagielski; TODOROV, Denise Matiola. Porosidade e permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da Cultura Escolar. Metodologias e Aprendizado, [S. l.], v. 4, p. 183–196, 2021. DOI: 10.21166/metapre.v4i.2221. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/2221. Acesso em: 26 jul. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 07 mai. 2021.

SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos

superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. Tese (Doutorado em Ciências

Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13630. Acesso em: 01/12/2021.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.0, p. 63-82, set./dez.1995. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE0/RBDE0_06_ANTONIO%20VINAO_FRAGO.pdf. Acesso em: 01 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Back, F. R., de Lima, R. M. ., & Placido, R. L. (2022). PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS IBIRAMA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 81–100. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/333

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)