A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DOS ARQUIVOS ESCOLARES

Visualizações: 686

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.692

Palavras-chave:

História das Instituições Escolares

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a memória e os arquivos escolares.  É uma pesquisa teórica e qualitativa que utiliza uma metodologia bibliográfica e tem como objetivo investigar sobre a importância da memória e da história nos arquivos escolares, dentro das instituições escolares. Mogarro (2005) conta que os arquivos escolares concedem nas instituições que os produziram a reflexão sobre as ações e discursos que são proferidos por todos os indivíduos dentro do ambiente escolar, sejam os discentes, docentes e demais funcionários. Assim sendo, o arquivo é o local que obtêm as informações sobre a escola e à esse lugar é tido como um local de parâmetro que possui as informações desse recinto. Consideramos os arquivos escolares, que,  como lugares de memória coletiva, é dar a devida importância à uma dada instituição escolar, para que possa ter a sua história contada, como também a sua identidade aos funcionários e aos alunos. Rever o passado das instituições escolares por meio dos arquivos escolares, é estudar o passado para compreender o presente para direcionar as próximas ações com o intuito de tornar cada vez mais, uma instituição escolar melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cicci Romero, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU.

Maria Cristina Santos de Oliveira Alves, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Professora Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. E-mail: cristinasoa@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-1438-3942 Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7051297735942108

.

Referências

FURTADO, Alessandra Cristina. Os arquivos escolares e sua documentação: possibilidades e limites para a pesquisa em História da Educação. InCID: revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 2, p. 145-159, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p145-159 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p145-159

HARTOG, François. Crer em História. Autêntica, Belo Horizonte, 2017.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1982.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, pp. 462-476.

MAGALHÃES J.P. de. 1999. Breve apontamento para a história das instituições educativas. In: J.L. SANFELICE; D. SAVIANI e J.C. LOMBARDI (orgs.), História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional, Campinas, Autores Associados, p. 67-72

MEDEIROS, Jackson da Silva. O documento-verdade/A verdade-documento: sobre a institucionalização da informação com vistas ao acesso aberto. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, SP: FFCLRP. Vol. 8, n. 2 (set. 2017/fev. 2018), p. 25-41, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/254614. Acesso em: 18 Abri.2023 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p25-41

MENEZES, Maria Cristina; SILVA, Eva Cristina Leite da Silva da; TEIXEIRA JUNIOR, Oscar. O arquivo escolar: lugar da memória, lugar da história. Horizontes, v. 23, n. 1, p. 67-76, 2005. Disponível em: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/edusf/publicacoes/RevistaHorizontes/Volume_03/uploadAddress/horizontes-8%5B6257%5D.pdf. Acesso em: 15 Abri. 2023

MERLO, Franciele; KONRAD, Glaucia Vieira Ramos. Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Informação & Informação; v. 20, n. 1 (2015); 26-42, v. 24, n. 2, p. 42-26, 2015. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p26

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UMA RELAÇÃO NECESSÃ RIA. Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 1, 2012. Disponível em : https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17540/. Acesso em: 17 Abri. 2023

MOGARRO, Maria João. A formação de professores no Portugal contemporâneo - a Escolado Magistério Primdrio de Portalegre.2001. Tese de doutoramento (Ciências da Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade da Extremadura.

MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memória. Pro-posições, v. 16, n. 1, p. 103-116, 2005. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/33681. Acesso em: 14 Abri. 2023

NAIFF, Luciene Alves Miguez; SÁ, Celso Pereira de; NAIFF, Denis Giovanni Monteiro. Preciso estudar para ser alguém: memória e representações sociais da educação escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, p. 125-138, 2008. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100012

. Acesso em: 16 Abri. 2023

NORA, P. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28.dez. 1993.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista estudos históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

SILVA, E. C. L. Os papéis de porão na constituição da cultura escolar: Escola Normal Carlos Gomes – 1949 a 1966. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, 2004.

SILVA, Ligiane Aparecida da; LIMA, Rosilene de. Jacques Le Goff: Estudo de conceitos em história da educação. In: IX Congresso Nacional de Educação. 2009. Disponível em: https://xdocz.com.br/doc/le-goff-memoria-em-edu-qoey6ekyg4n6. Acesso em 17 Abri.2023

WERLE, Flávia Obino Corrêa; BRITTO, Lenir Marina Trindade de Sá; COLAU, Cinthia Merlo. Espaço escolar e história das instituições escolares. Revista diálogo educacional, v. 7, n. 22, p. 147-163, 2007. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4189

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Cicci Romero, M., & Santos de Oliveira Alves, M. C. (2023). A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DOS ARQUIVOS ESCOLARES . Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 130–141. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.692

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.