O DIÁLOGOS ACERCA DAS DIVERSIDADES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

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Palavras-chave:

Currículo, Educação, Gênero, Diversidade

Resumo

Neste texto, propomos apresentar por meio de uma pesquisa bibiográfica com recursos da revisão sistemática de literatura, os principais recursos teóricos eleitos para o referencial de uma pesquisa, em andamento, de Mestrado em Educação, junto ao Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Abordamos as dificuldades que as escolas públicas enfrentam para materializar uma proposta curricular de ensino e aprendizagem baseada na perspectiva dos estudos das diversidades focadas, nesse caso, no gênero e nas sexualidades. Mesmo fazendo parte do currículo, sabemos que existe um longo caminho a percorrer por professores/as e gestores/as na construção de uma escola pública, inclusiva e laica.

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Biografia do Autor

Fernando Henrique Cassiano, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Paulista (2008) e graduação em pedagogia - Faculdades Integradas Urubupunga (2011). Atualmente é personal trainer da Academia, coordenador Regional Adjunto de Educação do Estado de MS - CRE 10, professor do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, foi coordenador pedagógico da Prefeitura Municipal de Paranaiba MS, professor de educação física da Prefeitura Municipal de Paranaiba MS e professor de educação física - APAE - de Paranaíba MS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, professor concursado pedagogo municipal. Pós Graduado em AEE e Arte, cultura e dança. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Tania Zimmermann, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com créditos concluídos pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na graduação e no Mestrado em Educação. É integrante do grupo de pesquisa: Teoria, metodologia e interpretações na História e Historiografia no Brasil e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Educação Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogias da crueldade, história das mulheres, relações de gênero, ensino de história, intersubjetividades, literatura e ecofeminismos.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Cassiano, F. H., & Zimmermann, T. . (2023). O DIÁLOGOS ACERCA DAS DIVERSIDADES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS . Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(1), 37–57. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/561

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