ARQUIVOS “VIVOS”: OS ARQUIVOS ESCOLARES, LEIS DE SALVAGUARDA E PROTEÇÃO
Visualizações: 114Palabras clave:
Instituições escolares; Arquivos; Leis de salvaguarda; Proteção.Resumen
Este artigo apresenta e discute as questões de descarte e salvaguarda dos arquivos, pois estes são fontes importantes para a história da educação brasileira. Considerando que a escola, diariamente, produz uma infinidade de documentos, sejam eles administrativos ou não, passamos a refletir sobre os processos utilizados pelas instituições para a salvaguarda e o descarte dos mesmos. No que diz respeito às atividades dos professores, há diários de classe, livros, apostilas, planos de aula, cadernos e uma diversidade de materiais didáticos pedagógicos produzidos ao longo do ano letivo. À administração cabe a guarda de documentos necessários ao funcionamento da instituição, tais como livros ponto, atas de reuniões, livros de ocorrências, fotografias de solenidades, livros de contabilidade, registros docentes e discentes e uma infinidade de outros registros. Apesar dessa gama de documentos produzidos, apenas aqueles considerados comprobatórios são salvaguardados, mesmo assim por um curto espaço de tempo. Nesse sentido faz-se necessário refletirmos a respeito dos aspectos legais que envolvem essa salvaguarda. Passando pelos referenciais da arquivística, bem como de memória, patrimônio escolar e de cultura material escolar, nesse trabalho utilizamos autores como Vidal (2005); Frago (2011); Magalhães (2011); Julia (2001); Barletta
(2005); Mogarro (2005) e Medeiros (2003).
Descargas
Citas
BARLETTA, Jacy Machado. História da educação: As práticas educacionais e suas fontes. Cadernos Cedem v. 2, n. 1, 2011.
BRASIL, Congresso Nacional. Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados – SIARQ – CD. Ato da mesa nº 15, de 18 de maio de 1999.
BRASIL, Governo do Estado do Rio de Janeiro. Lei Nº 2.331, de 05 de outubro de 1994.
BRASIL, Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Lei Nº 52.808, de 18 de dezembro de 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), lei nº 4.024/61.
CAMARGO, A.; BELLOTO, Heloisa. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo, 1996.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense–Universitária, 1982.
CONARQ. Resolução nº 1, de 18 de outubro de 1995.
FRAGO, Antonio Viñao. Ideias Apagadas. Folha de São Paulo, São Paulo, 8 de janeiro de 2009.
______. Memória, patrimônio y educación, Revista História da Educação, v.15, n.33, jan./abr.2011, p. 31-62.
GUSMÃO, E.M. Arquivos escolares, memória e cultura. Patrimônio e Memória. V1, n1, Assis, 2005. p. 64-73.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo; VIDAL, Diana Gonçalves. O Centro de Memória da Educação (USP): acervo documental e pesquisas em história da educação. In. MENEZES, Maria Cristina (Org.). Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p.105-130.
MAGALHÃES, Justino. Breve apontamento para a história das instituições educativas. In: J.L. SANFELICE; D. SAVIANI e J. C. LOMBARDI (Orgs.). História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional, Campinas: Autores Associados, 1999, p. 67-72.
MEDEIROS, Ruy Hermann Araújo. Arquivos Escolares: breve introdução a seu conhecimento. Revista HistedBR, Campinas, n.14, jun.2004.
MIRANDA, Márcia Eckert. Historiadores, Arquivistas e Arquivos. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011.
MOGARRO, Maria J. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memória. Pro-Posições, v.16, n.1, p.103-116, jan./abr. 2005.
PEIXOTO, Ana Maria Casasanta. O museu da Escola de Minas Gerais face aos desafios das novas tecnologias. In: Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: Universidade São
Francisco, 2000.
ROUSSO, Henry. O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.9, n.17, p.85-91, 1996.
VIDAL, Diana. As Lentes da História: estudos de história e historiografia da educação no Brasil/ Diana Vidal, Luciano Mendes de Faria Filho. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
ZAIA, lomar. O Acervo Escolar: organização e cuidados básicos. São Paulo: Centro de Memória da Educação, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.