SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS

Visualizações: 4

Autores

  • Antonio Alison Pinheiro Martins Universidade Federal do Pará
  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1557

Palavras-chave:

Currículo, Etnomatemática, Matemática, Saberes Tradicionais

Resumo

O presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Alison Pinheiro Martins, Universidade Federal do Pará

Aluno do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Pará

Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

CAMPOS, Paulo Policarpo. Matemática sociocultural versus matemática acadêmica no contexto do futuro professor: um estudo etnomatemático. 2018. Tese. (Doutorado em Educação em Ciências) – Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/188393. Acesso em: 10 jan. 2024.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

COSTA, Lucélida de Fátima Maia da; GHEDIN, Evandro. Etnomatemática e seus processos cognitivos: implicações à formação de professores. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2021. E-book.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática e educação. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Claudio José de. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006, p. 39-52.

D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva; D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Formação de professores de matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em educação, [S. L.], v.1, n.1, p. 75-85, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n1p75-85. Acesso em: 01 jan. 2024.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Um Programa. Educação Matemática em Revista, Blumenau, [S. L.], n. 1, p. 5-11, 1993.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 jan. 2024.

GERDES, Paulus. Etnomatemática: Cultura, matemática, educação. Maputo, Moçambique: Instituto Superior Pedagógico, 1991.

GHEDIN, Evandro.; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de Método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática, cultura e conhecimento na luta pela terra. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e Resistência: Educação Matemática e Legitimidade Cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Claudia Glavam. Etnomatemática em movimento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. E-book.

MAFRA, José Ricardo e Souza. Reflexões sobre alguns conceitos de etnomatmática. In: FOSSA, John Andrew. Presenças Matemáticas. Natal: EDUFRN, 2004, p.75-95.

MORAES, Sérgio Cardoso de. Uma Arqueologia dos saberes da pesca: Amazônia e Nordeste. Belém: EDUFPA, 2007.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.

PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro; FILHO, Pedro Walfir M. Souza; RIBEIRO, Marcilenia de Jesus Silva; PINHEIRO, Samara Cristina Campelo; NUNES, Zélia Maria Pimentel; COSTA, Rauquírio Marinho da. Dinâmica socioambiental na Vila dos Pescadores (Amazônia Oriental, Pará, Brasil). Desenvolvimento e Meio ambiente, n.13, p. 125-136, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/Alison/Downloads/4774-30508-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.

PEREIRA, Maria Eduarda Garcia de Sousa; ROSÁRIO, Thaila Cristina Neves do; MOURA, Hanna Tereza Garcia de Sousa; MONTEITO, Elizete Neres; SANTOS, Francisco José da Silva. Pescadores e suas percepções sobre a pesca em pequena escala: estudo de caso na Vila dos Pescadores, comunidade costeira na Amazônia (Bragança-Pará). In: SILVA, Diocléa Almeida Seabra. Agronomia: Elo da Cadeia Produtiva. 6 ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, p. 44-56.

POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SALDANHA, Mayara de Araujo; KROETZ, Ketlin; LARA, Isabel Cristina Machado de. Diferentes concepções de etnomatemática: mapeamento das produções brasileiras no século XXI. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, p.1-13, 2013. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/11670/2/Diferentes_concepcoes_de_etnomatematica_mapeamento_das_producoes_brasileiras_no_seculo_XXI.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.

SANCHEZ, Jesus-Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre. Artmed, 2004.

SOARES, Gisele Americo. Etnomatemática e suas marcas na formação inicial dos futuros professores de matemática. 2020. Tese. (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16765. Acesso em: 10 jan. 2024.

SOARES, Juciany de Lima. Os termos da pesca na Vila dos Pescadores de Ajuruteua (Bragança-PA): uma abordagem socioterminológica. 2017. Dissertação. (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, Universidade Federal do Pará, Bragança, 2017. Disponível em: https://pplsa.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/2014/Juciany%20de%20Lima%20Soares.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

SOARES, Rafael Guedes. O Estudo das marés em uma sequência didática investigativa para o Ensino Médio. 2019. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Física) – Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2019_Rafael_Soares/dissertacao_Rafael_Soares.pdf. Acesso em: 02 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Martins, A. A. P., & Lucena, I. C. R. de. (2024). SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1557

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.