INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NUMA TURMA DE ENSINO REGULAR DE VITÓRIA/ES

Visualizações: 48

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1653

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Práticas Pedagógicas, Inclusão

Resumo

A abordagem pedagógica objetivou desenvolver ações interdisciplinares centradas na criação, acompanhamento e nos desdobramentos de uma horta escolar, consoante à necessidade do aprofundamento de conhecimentos básicos e habilidades necessárias para a continuidade do processo de aprendizagem, bem como promover a inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), em turma regular de ensino. Inicialmente foi concebida para ensinar conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática para uma turma de 4º ano e ampliada para outras áreas, como Ciências, História e Geografia. Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem participante e exploratória. A proposta destacou-se por oferecer uma abordagem diferenciada, significativa e integrada, ao mesmo tempo em que considerava as defasagens de aprendizagem da turma e dos estudantes com TEA, para além das disciplinas tradicionais. Essa abordagem está alinhada com as ideias de Chassot (2000), Jacobi (2003, 2005), teóricos que defendem uma educação científica contextualizada e significativa para todos os estudantes. Observou-se que a maioria dos estudantes apropriou-se dos conhecimentos relativos às disciplinas curriculares, principalmente devido à utilidade prática dos conteúdos na horta e ao trabalho teório-prático realizado. Os estudantes aplicaram os conhecimentos construídos em situações cotidianas, facilitando a compreensão do mundo e das ações humanas para com o meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jolimar Cosmo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/UFES.

Fernando Domingos Vieira Sartorio, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGG/UFES.

Marciane Cosmo Louzada, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGG/UFES.

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Doutor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/UFES.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006a, p. 21-54.

CHASSOT, A.. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 1ª ed. 2000, 434 p.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2017.

GONTIJO, C. M. M.. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. 1. ed. Campinas: Editora e Autores Associados, 2003. v. 1. 155p.

JACOBI, P.. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189–206, mar. 2003.

JACOBI, P.. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Ambiente & Sociedade, v. 9, n. 1, p. 183–186, jan. 2006.

MINAYO, M. C. de S.. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

SCHWARTZ, C. M.. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba, PR: Sol, 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

Cosmo, J., Sartorio, F. D. V., Louzada, M. C., & Pinel, H. (2024). INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NUMA TURMA DE ENSINO REGULAR DE VITÓRIA/ES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1653

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.