A DIVERSIDADE E INTERSECCIONALIDADE

NOVAS PERSPECTIVAS DE TRAVESSIAS DOS ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.912

Palavras-chave:

Práticas Escolares, Identidades, Educação , Revisão Narrativa

Resumo

O artigo apresenta a necessidade de discutir e evidenciar as vivências dos adolescentes e as diferenças presentes nos espaços escolares e conceber a interseccionalidade como prática/conceito a ser aplicada na educação. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura utilizando-se descritores como diversidades no ambiente escolar, interseccionalidade, adolescentes, construção de identidade e práticas escolares. Esta revisão pontuou como discutir interseccionalidade e diversidade no contexto escolar é fundamental para promover a equidade de oportunidades e combater preconceitos. Educadores precisam estar preparados para compreender e atender às necessidades dos alunos de forma inclusiva, permitindo a expressão de identidades diversas e contribuindo para uma sociedade mais tolerante e igualitária.

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Biografia do Autor

Francisco Francinete Leite Junior, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Católica do Pernambuco ( UNICAP) Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), possui Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional (KURIUS), História Social (URCA), Gestão Escolar (FJN) e Metodologia do Ensino Fundamental (FJN), Psicologia Infantil(ÚNICA) e em Teoria Psicanalítica (UNILEÃO) Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Graduado em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (FALS) e Graduando em Educação Especial ( Segunda Licenciatura). Docente do Curso de Psicologia Centro Universitário Dr. Leão Sampaio- UNILEÃO. Docente do MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE - MePESa- UNILEAO.

Francisca Janiele Felipe Feitosa, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Aluna do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM SAÚDE – PPGESa ( Mestrado) do Centro Universitário Dr Leão Sampaio.

Cícero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri

Pós - Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de P esquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física da URCA e no Mestrado Profissional em Educação. Desde a graduação atua na área de Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBenBio.

João Vitor Alves do Nascimento, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Academico do Crurso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Leite Junior, F. F., Feitosa, F. J. F., Torres, C. M. G., & Nascimento, J. V. . A. do. (2024). A DIVERSIDADE E INTERSECCIONALIDADE: NOVAS PERSPECTIVAS DE TRAVESSIAS DOS ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 130–142. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.912

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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