O MODELO GRUPO ESCOLAR EM EXPANSÃO

O CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930-1940)

Visualizações: 94

Authors

  • Victor Silva Salaroli do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-6699-2810
  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.729

Keywords:

História da Educação, Instituições Escolares, Grupos Escolares, Espírito Santo

Abstract

Este texto objetiva analisar o processo histórico de expansão dos grupos escolares no estado do Espírito Santo, na relação com o desenvolvimento da escolarização primária formal, com foco no período entre as décadas de 1930 e 1940, a partir da produção acadêmica sobre o tema. Nesse sentido, enfatiza as perspectivas no campo da História da Educação sobre a temática em questão e analisa as raízes históricas dos grupos escolares no Brasil e no estado do Espírito Santo, com vistas a compreender o processo de expansão dos grupos escolares nacional e localmente. Conclui que, embora implantados no estado do Espírito Santo a partir de 1908, com a Reforma Gomes Cardim, foi somente a partir dos anos 1930 que, de fato, os grupos escolares se expandiram em termos quantitativos no estado. Todavia, devido à escassez de estudos sobre o tema, fica em aberto se essas instituições escolares correspondiam ao discurso político de modernização da educação capixaba, o que indica a necessidade de estudos que contemplem localmente a temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Victor Silva Salaroli do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Integrante do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação; professora do PPPGE/UFES. Sub-coordenadora do Nucaphe.

References

ALVES, Márcio Fagundes. A Reconstrução da Identidade Nacional na Era Vargas: práticas e rituais cívicos e nacionalistas impressos na cultura do Grupo Escolar José Rangel/Juiz de Fora/Minas Gerais (1930-1945). 138 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

ALENCAR, Ingred Regis de Freitas Schmitz De. Escolarização no Norte do Espírito Santo início do século XX: das escolas isoladas aos grupos escolares. 179 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação e Sociedade no Brasil após 1930. In: FAUSTO, Boris (Org.). História Geral da Civilização Brasileira: o Brasil Republicano, Vol. 4. 4ª ed. São Paulo: Difel, 2004, p. 382-416.

BERTO, Rosianny Campos. A Constituição da Escola Activa e a Formação de Professores no Espírito Santo. 284 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

BEZERRA, Ariadny. Supremo Escândalo: o caso Joanna Passos e o Exercício do Magistério do Espírito Santo no Início do Século XX. 164 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BONATTO, Jaklane de Souza Almeida. A construção histórica da profissionalidade docente no Espírito Santo (1908-1930): um estudo sobre as reformas educacionais de Gomes Cardim e Attilio Vivacqua. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo - Dissertação (Mestrado), 2005.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reformas da Instrução Pública. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; VEIGA, Cynthia Greive (Org.); FARIA FILHO, Luciano Mendes De. 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 225–252.

FALCÃO, Elis Beatriz de Lima. História do Ensino da Leitura no Espírito Santo (1946 – 1960). 279 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. et al.A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, abr. 2004. Universidade de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100008

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos Pardieiros aos Palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF Editora, 2000.

FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

FELGUEIRAS, Margarida; SILVA, Elizabeth Poubel e. A implementação das Escolas Centrais em Portugal. In: VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil “1893 – 1971”. Campinas: Mercado das Letras, 2006, p. 47-67.

FERREIRA, Viviane Lovatti. História dos Grupos Escolares no Espírito Santo. In: Congresso Brasileiro de História da Educação: Educação no Brasil – História e Historiografia, 1. Rio de Janeiro, CD Rom. Rio de Janeiro, UFRJ/Fórum de Ciência e Cultura, 2000.

GRAZZIOTTI, Marinete. Dever do Estado e Direito do Cidadão: as políticas públicas no governo varguista no Espírito Santo (1930 – 1945). 162 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.

HEES, Regina Rodrigues; FRANCO, Sebastião Pimentel Franco. A república e o Espírito Santo. Vitória: Multiplicidade, 2003.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LAUFF, Rafaelle Flaiman. Diretrizes Para Formação de Professores Espírito-santenses na Antessala da Ditadura do Estado Novo (1930 – 1937). 251 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

LOCATELLI, Andrea Brandão. Espaços e Tempos de Grupos Escolares Capixabas na Cena Republicana do Início do Século XX: arquitetura, memórias e história. 222 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

NOVAES, Maria Anna Xavier Carneiro de. A Emergência dos Grupos Escolares e a Produção, Pela Diferenciação, das “Escolas Isoladas” no Espírito Santo (1908-1916). 178 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.

NOVAES, Maria Anna Xavier Carneiro de. Os Grupos Escolares no Espírito Santo: “Imagens” em Circulação na Revista Vida Capichaba (1930 – 1943). 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

ROSA, Josineide. Os interesses e ideologias que nortearam as políticas públicas na educação no governo Vargas 1930 – 1945: o caso do Espírito Santo. 350 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

SIMÕES, Regina Helena Silva; BERTO, Rosianny Campos; SALIM, Maria Alayde Alcantara. Escritas da história da educação capixaba produzidas no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (1992-2018). In: Temas da história e da historiografia da educação no Espírito Santo, Vol. 1. Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2021, p. 24-39. DOI: https://doi.org/10.52695/978-65-88977-49-1-p24-39

SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel e SALIM, Maria Alayde Alcantara. A história da Educação no Estado do Espírito Santo: o que se produz na academia. In: História da Educação no Espírito Santo: vestígios de uma construção. Vitória, ES: EDUFES, 2009, p. 13-25.

SIMÕES, Regina Helena Silva; SALIM, Maria Alayde Alcantara. A organização de grupos escolares capixabas na cena republicana do início do século XX: um estudo sobre a Reforma Gomes Cardim (1908 – 1909). Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 18, n. 35, p. 93-111, jul./dez. 2012.

SIMÕES, Regina Helena Silva; SCHWARTZ, Cleonara Maria; FRANCO, Sebastião Pimentel. A gênese, a implantação e a consolidação da escola normal no Espírito Santo. In: ARAUJO, José Carlos Souza; FREIRAS, Anamaria Gonçalves Bueno de; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (Org.). As Escolas Normais no Brasil: do Império a República. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2017, p. 187-202.

SOUZA-CHALOBA, Rosa Fátima de. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 19. 24 p., jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e063

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo, 1890 – 1910. São Paulo: UNESP, 1998.

SOUZA, Rosa de Fátima; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a renovação da história do ensino primário no Brasil. In: VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil “1893 – 1971”. Campinas: Mercado das Letras, 2006, p. 15-46.

SOUZA, Sirlene Cristina de. Grupo Escolar de Ibiá, MG (1932 a 1946): uma expressão estadual. 196 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Schwarcz, 2015.

VIDAL, Diana Gonçalves. Tecendo História (e Recriando Memória) da Escola Primária e da Infância no Brasil: os grupos escolares em foco. In: Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil “1893 – 1971”. Campinas: Mercado das Letras, 2006, p. 3-14.

Published

2023-08-31

How to Cite

Silva Salaroli do Nascimento, V., & Campos Berto, R. (2023). O MODELO GRUPO ESCOLAR EM EXPANSÃO: O CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930-1940). Interdisciplinary Studies Journal, 5(4), 22–40. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.729

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.