A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO
AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Visualizações: 620DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738Keywords:
Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.Abstract
A educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.
Downloads
References
AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. DIFERENÇAS E PRECONCEITOS NA ESCOLA: Alternativas teóricas e Práticas. Julio Groppa Aquino (org.) São Paulo Summus Editorial, 1998.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Decreto 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinada em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 3, 26 ago. 2009.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 2, 7 jul. 2015.
DOMINGOS, Suzane C. A atuação da gestão pedagógica como ponto principal para promoção da qualidade na educação pública. Diálogos freireanos: currículo, práticas pedagógicas e formação docente. Cadernos para o professor. Secretaria de Educação de Juiz de Fora, Ano XXVIII Nº 42 – 2021.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Integração x Inclusão: Escola (de qualidade) para Todos. Universidade Estadual de Campinas, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade-LEPED/UNICAMP, 1993.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Campinas: Leped/Unicamp, 2002.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? Editora Moderna – 1º Edição. Universidade Federal de Goiás, 2014.
NEDER, Erika. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.357: uma análise à luz da Teoria das Capacidades de Martha Nussbaum. Editora Perensin, Juiz de Fora, 2022. DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738
NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.