A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES

Visualizações: 356

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.702

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Mães universitárias

Resumo

Este trabalho aborda sobre a política de assistência estudantil e apresenta como unidade de análise as condições de permanência de estudantes mães que se encontram em situações de vulnerabilidade social, tendo como recorte a implementação do auxílio-creche no primeiro semestre do ano de 2019, com o último edital lançado no final do ano de 2022. O âmbito dessa pesquisa é a Universidade Federal do Amazonas- UFAM, assim, mediante a implementação da assistência estudantil por meio do Decreto n° 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como política que objetiva apoiar a permanência dos estudantes na educação superior e reduzir desigualdades sociais e regionais. No contexto brasileiro, emerge, a partir do ano de 2003, uma grande expansão nas universidades que passaram por um processo de restruturação e expansão, condição que permitiu que perfis anteriormente excluídos obtivesse acesso ao Ensino Superior. As mulheres passaram a entrar na universidade, perante esse cenário, principalmente aquelas que são mães e que conciliam os estudos com a maternidade, contudo a entrada diante das condições de cuidados com os filhos e a vida familiar não se mostra favorável a permanência dessas mulheres até a conclusão de suas graduações. Nesse sentido, analisar de que modo as atuais condições de permanência de estudantes mães, beneficiárias do auxílio-creche, impactam em seus percursos acadêmicos é o objetivo dessa pesquisa, assim, utilizando dos métodos quanti e qualitativos (mixed methods) se elegeu as seguintes estratégias para apresentar os resultados: revisão de literatura; organização, categorização e tratamento estatístico. Os resultados obtidos a partir do tratamento dos dados indicam que há desafios para a política de assistência estudantil e também para a universidade quando se analisar as condições de permanência de estudantes-mães na instituição, destacando-se a necessidade de ampliação do auxílio-creche para que o espaço universitário tenha mais equidade e acolhimento com estudantes que vivenciam a maternidade na graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDIFES. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (org.). 2007. 20 p. Disponível em: http://www.andifes.org.br/plano-nacional-de-assistencia-estudantil-da-andifes/. Acesso em: 06 abr. 2023.

ANDIFES. IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das IFES. FONAPRACE. Brasília. 2014.

ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES. FONAPRACE. Brasília. 2018.

AMARAL, Nelson Cardoso. PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 32, n. 3, p. 653 - 673 set./dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/70262. Acesso em: 12 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n32016.70262

AMORIM, Teresa Cristina Sousa. A formação acadêmica das mães universitárias do campus Clóvis Moura: Um olhar para a qualidade. Campina Grande, Editora REALIZE, 2012. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ ae0eb3eed39d2bcef4622b2499a05fe6.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

ANDIFES. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (org.). 2007. 20 p. Disponível em: http://www.andifes.org.br/plano-nacional-de-assistencia-estudantil-da-andifes/. Acesso em: 06 jan. 2023.

ARAÚJO, Maiana Santos de. Avaliação do Auxílio Moradia implementado na UFBA: reflexões sobre sua gestão e efetividade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior: distribuição representatividade. Cadernos do GEA, v. 3, n. 6, p. 5-52, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação (PNE). 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 11 mai. 2023.

BRASIL. Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=96261-1-plano-expansao-rede-federal-fase-i&category_slug=setembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 mai. 2023.

BRASIL. Portaria normativa nº 39, de 12de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 20 mai. 2023.

CRESWELL, John. W. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 4th. ed. Boston: Pearson Education, 2012.

DURHAM, Eunice Ribeiro. Ensino Superior no Brasil e desenvolvimento. In: Revista

Interesse Nacional. Ano 3. Edição 10. julho a setembro, 2010.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Gênero e políticas públicas. Revista

de Estudos Feministas, Florianópolis, n. 12, p. 47-71, 2004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100004

HIRATA, Helena; KERGOAT, Daniele. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de pesquisa, v. 37, p. 595-609, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300005

LIMA, Nara Maciel Falcão. Jovens de camadas populares na educação superior pública do Amazonas: acesso e permanência. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

MACHADO, Fernanda Meneghini. Financiamento da assistência estudantil nas universidades federais. Temporalis, v. 17, n. 33, p. 231-253, 2017. DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2017v17n33p231-253

MINAYO, Maria. Cecilia. Souza (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NUNES, Cicera; SILVA, Livia Maria Nascimento. Acesso e permanência na educação superior x exercício da maternagem: entre trajetórias, representações e exigibilidade de políticas estudantis. Direito. UnB, v. 4, n. 1, 2020.

PEREIRA, SANDRA DE OLIVEIRA GOMES; NUNES, JURAILDES BARREIRA. A presença das mulheres no ensino superior e o papel das políticas de permanência das Universidades Federais brasileiras. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/23378. Acesso em: 01 de abr.2023.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8638.pdf. Acesso em: 13 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200011

SANTOS, Carolina Cassia Batista; ABRANTES, Patricia Paulino Muniz de; ZONTA, Rafael. Limitações orçamentárias: desafios à assistência estudantil da UnB em tempos de pandemia. 2021 DOI: https://doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.503

SANTOS, Morgana Brazil; NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde. Políticas públicas para o financiamento da educação básica: Mapeando pesquisas sobre o Fundeb. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, e425101119804, 2021 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19804

SALVADOR, Evilasio da Silva. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Serviço Social & Sociedade, p. 426-446, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.117

SURDINE, Mônya Carla da Costa. O financiamento do programa nacional de assistência estudantil (PNAES) no Instituto Federal do Espírito Santo (UFES): entre ganhos, perdas e lutas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.

TELES, Maria Alcione Pereira. A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

UFAM/DAEST. Site do Programa de Assistência Estudantil. Disponível em: https://progesp.ufam.edu.br/programas-e-auxilios/62-departamento-de-assistencia-estudantil-daest.html. Acesso em: Acesso em 10 abr. 2023

UFAM/DAEST. Relatórios de gestão da Assistência Estudantil. Disponível em: https://progesp.ufam.edu.br/programas-e-auxilios/62-departamento-de-assistencia-estudantil-daest.html. Acesso em: Acesso em 12 abr. 2023

UFAM/DAEST. Auxílio Alimentação Emergencial 2021. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/4139/1/Portaria%20prorroga%c3%a7%c3%a3o%20Aux%c3%adlio%20Alimenta%c3%a7%c3%a3o%20Emergencial.pdf. Acesso em 14 abr. 2023

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Muniz Soares, L. (2023). A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 142–162. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.702

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.