ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.461

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, PNAES, Educação, pandemia

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os desafios e as mudanças impostas pelo cenário pandêmico no contexto da implementação da Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja, a partir da observação direta, do trabalho na linha de frente realizado neste período, da pesquisa documental realizada nos bancos de dados da Coordenação da Assistência Estudantil e de dados institucionais. Apresenta um resgate histórico da importância da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, aqui representada pelo Instituto Federal Farroupilha e delineia sobre o Programa de Assistência Estudantil (PNAES) como Política Pública Educacional. Discorre sobre os desafios e adaptações realizados de forma a atender aos estudantes beneficiários dos diversos auxílios e serviços oferecidos pela Instituição durante o período pandêmico. Tem por objetivo expor as experiências vividas a partir da perspectiva da Assistência Estudantil (AE) em seu trabalho de equipe local, direcionando seus esforços para a garantia da continuidade dos pagamentos de auxílios financeiros e de suporte técnico, a fim de minimizar os prejuízos causados pelas desigualdades sociais e potencializados pela Pandemia. O enfoque são os recursos disponibilizados, a intersetorialidade e as flexibilizações realizadas durante o período de ensino remoto, almejando-se garantir a efetivação das políticas de acesso, permanência e êxito da comunidade escolar.

 

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Biografia do Autor

Renilza Carneiro Disconci, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Farroupilha.

Solange Emilene Berwig, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS. Professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (desde 2014), Coordenadora substituta do curso de Serviço Social (2021 - 2022). Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (desde 2020). Vice-líder do grupo de pesquisa Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina. Membro do GT Seguridad Social y Sistema de Pensiones CLACSO.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Carneiro Disconci, R., & Emilene Berwig, S. (2023). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(3), 249–265. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.461

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