O TDAH NO CAMPO DO ENSINO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Visualizações: 13

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.713

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Alunos com TDAH, Revisão bibliográfica

Resumo

Saber como ensinar alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido uma questão recorrente no ambiente escolar e acadêmico. No presente estudo, teve-se como objetivo investigar o que as pesquisas têm apresentado sobre o processo de ensinar e de aprender, tendo em conta as particularidades dos alunos com TDAH. Estruturalmente, a pesquisa foi construída segundo quatro questões que abarcam as conceituações do transtorno: as características de aprendizagem dos alunos com TDAH, as estratégias e as ferramentas de ensino utilizadas, e os relatos dos professores sobre a temática. Para apreendê-las, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, tendo como fonte de busca o Portal de Periódicos da CAPES. Foram localizados 58 artigos, dos quais foram selecionados 17 para análise global dos dados. Os estudos desvelam diferenças significativas nas linhas conceituais sobre o TDAH. Os resultados destacam a importância de utilizar recursos lúdicos, digitais e gerir tempo, espaço e a rotina dos alunos com o transtorno para favorecer a aprendizagem deles. Entretanto, acena para a necessidade de mais pesquisas na área de ensino e formação de professores, de modo a lhes oferecer subsídios para implementar propostas que considerem as particularidades dos alunos com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Meneguetti de Moura, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMat da Universidade Federal da Grande Dourados.

Renata Viviane Raffa Rodrigues , Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMat. 

Referências

BENÍCIO, Cineide Maria; MENEZES, Aurelania Maria De Carvalho. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: desafios e possibilidades no espaço escolar. Revista De Psicologia, v. 11, n. 38, p. 375-87, 2017.

BEZERRA, Marcelo Forte; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza. Percepções e práticas de professores frente ao TDAH: uma revisão sistemática na literatura. Revista Intersaberes, v. 15, n. 35, p. 481- 498, 2020.

CAVALCANTE, Suyane Santana; MENDES, Alice Lima Rosa; CASTRO, Juçara Gonçalves De; OLIVEIRA, Ariella Sthefany Silva; NEVES, Silvana Maria Véras; RAMOS, Luís Paulo Alves; OLIVEIRA, Ivani Feitosa de; MEDEIROS, Samyres Batista De; COSTA, Jaiane Oliveira; CORREIA, Rodrigo Feitosa de Oliveira; SILVA, Walleska Suellen do Nascimento; LUSTOSA, Geovanna Mirella Palmer; LOPES, Pablo Henrique Doudement; CARVALHO, Gabriela Dantas; CARVALHO, Ana Flávia Machado de. Análise das dificuldades dos docentes relacionadas ao ensino de criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. 1-10, 2021.

COSTA, Correa.; DORNELES, Adriana, Beatriz Vargas; HOHDE, Luiz Augusto Paim. Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH. Psicologia, Reflexão E Crítica, v. 25, n. 4, p. 1-15, 2012.

COSTA, Camila Rodrigues; MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho; SEABRA JÚNIOR, Manoel Osmar. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH em aulas de Educação Física. Revista Brasileira De Educação Especial, v. 21, n. 1, p. 111-126, 2015.

COUTINHO, Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes; ARAUJO, Doracina Aparecida De Castro. A medicalização da vida escolar: incoerências na conceituação do TDAH. Série-estudos, v. 23, n. 47, p. 223-39, 2018.

DIAS, Mara Aparecida De Miranda Batista; ROSA, Rosana Backes Da; PEDROSO, Luciana Vargas; PESSANO, Edward Frederico Castro; DINARDI, Ailton Jesus. Metodologias de ensino e a promoção da inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): uma análise em dissertações e teses da CAPES. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. 1-9, 2021.

FERREIRA, Patrícia Villa Da Costa. Uma revisão teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH. Revista De Psicologia, v. 2, n. 2, p. 1-19, 2011.

FLORES, Jeane Coelho; PEDROSO, Luciana Vargas; PUNTEL, Robson Luiz; FOLMER, Vanderlei. Contributos sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo ensino-aprendizagem da criança do ensino fundamental i nos contextos escolar e familiar. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. 1-16, 2021.

GONÇALVES, Sineide; FERREIRA, Bárbara Eduarda Barbosa. A convergência tecnológica e digital, o ensino remoto emergencial e os alunos com TDAH que frequentam os anos finais do ensino fundamental. Texto Livre, v. 14, n. 1, p. 1-17, 2021.

FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In. MAZUCATO, Thiago. (org); ZAMBELLO, Aline Vanessa; SOARES, Alessandra Guimarães; TAUIL, Carlos Eduardo; DONZELLI, Cledivaldo Aparecido; FONTANA, Felipe; CHOTOLLI, Wesley Piante. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico, 1. ed. Penápolis, SP: FUNEPE, 2018.

PAULIN, Juliana França Viol; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Ensino e aprendizagem do teorema fundamental do cálculo: algumas reflexões a partir de uma revisão sistemática de literatura. Educação Matemática Pesquisa, v. 21 n. 2, p. 239-263, 2019.

PEDROSO, Luciana Vargas; GRAUP, Susane; BALK, Rodrigo De Souza; CASTRO, Carine Jardim De; AREND, Marcia Helena Rodrigues De Freitas. A influência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no aprendizado de crianças: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n .7, p. 1-12, 2021.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, DF, c2020. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 26 de set. 2024.

REIS, Maria Das Graças Faustino; CAMARGO, Dulce Maria Pompêo De. Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n.1, p. 89-100, 2008.

SANTOS, Cassiane dos; CAVALHEIRI, Jolana Cristina; TREVISAN, Marcela; COSTA, Lediana Dala; TEIXEIRA, Géssica Tuani; PERONDI, Alessandro. Conhecimento e práticas pedagógicas de docentes sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação em Saúde, v. 8, n. 1, p. 35–49, 2020.

SILVA, Soeli Batista Da; DIAS, Maria Angélica Dornelles. TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula. Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 4, p. 105-114, 2014.

SILVA, Simone Patrícia Da; SANTOS, Carina Pessoa; OLIVEIRA FILHO, Pedro De. Os significados do TDAH em discursos de docentes dos anos iniciais. Pro-posições, v. 26, n. 2, p. 205-221, 2015.

SILVA, Patrícia De Carvalho Melo; SOUSA, Joana Darc Oliveira De Souza; AQUINO, Paula Thiane Modesto Aquino. Relato de caso/Plano de intervenção: estudante com TDAH. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. S1, p. 955-958, 2016.

SILVA, Cristiane Miquelino Ponciano da; TASSINARI, Ana Maria. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): possibilidades e práticas pedagógicas. Revista Educação, v. 10, n. 1, p. 113-130, 2020.

VICTOR, Liz. Systematic Reviewing. Social research update, University of Surrey, v. 54, p. 1-4, 2008.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Moura, G. M. de, & Rodrigues , R. V. R. (2024). O TDAH NO CAMPO DO ENSINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.713

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.