UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA, POBREZA E DESIGUALDADE E SUA INFLUÊNCIA NA TRAJETORIA DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.749

Palavras-chave:

Desigualdade, Condição Socioeconômica, Pobreza, Ensino Médio, Juventude

Resumo

O texto aborda o estado do conhecimento sobre condição socioeconômica, desigualdade e pobreza do aluno de ensino médio público, e é fruto de um estudo de mestrado em andamento, apresenta como objeto de análise as desigualdades educacionais no Ensino Médio público, com foco na trajetória escolar do aluno no ano de 2022. Assim, temos objetivo principal desse artigo analisar os resultados do Estado do conhecimento sobre condição socioeconômica, pobreza e desigualdade. Na busca de identificar as desigualdades que influenciam na trajetória escolar do aluno de escola pública. Foram analisadas somente Teses doutorais no período de 1987 a 2021, no banco de teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

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Biografia do Autor

Gean Ferreira de Noronha, Universidade Federal do Pará

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. desenvolve trabalhos técnicos como tabulação e organização de dados estatísticos para órgãos governamentais. Possui experiência em organização de eventos universitários e profissionais. possui trabalhos e artigos publicados na área educacional. Trabalhou como colaborador e monitor no programa do Governo Federal, pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Pará, e foi vice coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia no ano de 2016. Membro do GEPTE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Foi Coordenador Técnico-Pedagógico na Escola SESI Ananindeua por dois anos, aonde desempenhou função de liderança. Atualmente é professor concursado na prefeitura municipal de Santa Barbara do Pará.

Ronaldo Marcos de Lima Araujo , Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2024-03-21

Como Citar

Noronha, G. F. de, & Araujo , R. M. de L. (2024). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA, POBREZA E DESIGUALDADE E SUA INFLUÊNCIA NA TRAJETORIA DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–26. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.749

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