FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CORRESPONSABILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA

Visualizações: 118

Autores

  • Vanessa Campos Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Natália Rigueira Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Flaviane Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Autonomia, Corresponsabilização, Formação de professores

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar a forma com que a autonomia é promovida nas relações pedagógicas e como se desenvolvem as práticas educativas com crianças, visando o desenvolvimento de sua autonomia e corresponsabilização no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de cunho qualitativo, contou com um referencial teórico que possibilitou à pesquisadora um pensamento reflexivo para analisar a organização do trabalho da coordenação pedagógica, em torno da garantia da reflexão dos docentes, referente ao desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Com esse estudo, ainda, foi possível identificar as possibilidades que a formação continuada proporciona ao trabalho docente realizado em uma Pré-Escola de uma instituição filantrópica da cidade de Viçosa-MG. Como instrumentos metodológicos foram utilizados, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Ao final deste estudo foi possível constatar que a referida instituição filantrópica possui uma proposta pedagógica transformadora que promove a autonomia e o desenvolvimento cognitivo, social, moral e físico da criança. Para que essa prática aconteça e proporcione um ensino de qualidade e formação de cidadãos conscientes, a coordenação pedagógica organiza um trabalho reflexivo com seus profissionais docentes, de modo a desenvolver a corresponsabilização e participação ativa das crianças em seu processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Campos Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005).

Natália Rigueira Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Flaviane Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa

[1] Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialista em educação pela UFV 2009 e em Psicopedagogia pela FDV (2007). Mestre em Políticas Sociais (2015). Foi coordenadora pedagógica até 2020, da Pré-Escola da Associação Assistencial e Promocional da Pastoral de Oração de Viçosa – MG.

Referências

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998.

BONINI, Thais Helena. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. São Paulo: Phorte, 2014.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ESCOLA MARIA PEREGRINA. Disponível em: https://mariaperegrina.org.br/. Acesso em: 14 Out. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

GEGLIO, P. C. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In:

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 3 ed. São Paulo, Edições Loyola, 2005, cp.9, 113-120p.

GOUVEIA, B.; PLACCO, V. M. N. S. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V.M. N. S. (orgs). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2013, p. 69-80.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

KINNEY, L.; WHARTON, P. Tornando Visível a aprendizagem das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MARCHELLI, Paulo Sergio; DIAS, Carmen Lúcia; SCHMIDT, Ivone Tambelli. Autonomia e mudança na escola: novos rumos dos processos de ensino-aprendizagem no brasil. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 25, n. 78, p. 282-296, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862008000300011&lng

=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 Set. 2019.

PEDAGOGIA PROJETO ÂNCORA. Cotia, São Paulo. Disponível em: https://www.projetoancora.org.br/pedagogia. Acesso em 05 de set. 2019.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: banco de dados. Disponível em:

https://amorimlima.org.br/institucional/projeto-politico-pedagogico. Acesso em: 14 Out. 2019.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: banco de dados. Pré-Escola Criança Feliz, 2016.

SILVA, A.S.; SILVA, W.G. Identificação e aplicabilidade das inteligências múltiplas em sala de aula. V CONEDU Congresso Nacional de Educação. Revista Realize, São José, 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Campos Ferreira, V. ., Rigueira Fernandes, N. ., & Ferreira da Silva, F. . (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CORRESPONSABILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(5), 137–153. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/269

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.