A COVID E AS DEMANDAS ESTRATÉGICAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE ZONA FRONTEIRIÇA
Visualizações: 245Keywords:
Bilinguismo; Educação; Covid-19.Abstract
O artigo A Covid e as Demandas Estratégicas de Políticas Públicas Educacionais de Zona Fronteiriça apresenta como objetivo reconhecer a relevância de registros escritos em tempos pandêmicos, para valoração do bilinguismo fronteiriço, na posteridade. Questiona-se sobre o problema desse estudo: Será que essa crise pandêmica irá dificultar o aprendizado do bilinguismo, fronteiriço, na cidade de São Borja/RS? Observa-se que nesse momento ímpar há diferentes atores públicos planejando e aplicando aulas síncronas ou assíncronas, diante desse cenário inédito, o qual apresenta-se com tantas desigualdades sociais, econômicas e educacionais. Justifica-se devido a importância de o idioma ser um bem imaterial cultural de integração entre interlocutores. Em relação aos procedimentos a pesquisa é bibliográfica e documental. Entende-se que a educação é um direito de todos (as). Compreende-se que existe um programa governamental: o Programa Tempo Integral o qual se engaja numa perspectiva de desenvolvimento numa escola pública, que cumpre com a sua função social de evitar a vulnerabilidade e a evasão escolar a fim de obter indicadores de sucesso, aprovação e retenção. Além de permitir aos discentes o acesso ao conhecimento de linguagens bilingues, por meio de Atividade Complementar como Componente Curricular como requer a lei.
Downloads
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Editora do Senado, 1988.
BRASIL. PCN: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2004.
CHENG, Vincent C.C. et al. Severe acute respiratory syndrome coronavirus as an agent of emerging and reemerging infection. Clinical microbiology reviews, v. 20, n. 4, p. 660-694, 2007.
CORDIOLLI, Marcos Antonio. Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2011.
COTTA, M. F. et al. O teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey (RAVLT) no diagnóstico diferencial do envelhecimento cognitivo normal e patológico. Contextos Clínicos, v.5, n.1, p. 10-25, jul. 2012.
DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1985.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996. DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
DICKERSON, B. C.; EICHENBAUM, H. The episodic memory system: neurocircuity and disorders. Neuropsychopharmacol, v.35, n.1, p. 86-104, 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 3. ed. tradução de Maria Zilda da Cunha Lopes: São Paulo, Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.
KANDEL, E. R. Em busca da memória: o nascimento de uma nova ciência da mente. tradução Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
_________ Lei n.10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 JAN.2001.
__________Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acesso em 12.08.2020.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas de administração. 2011. 72f. Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2011.
PESSOA, Fernando. Guardador de rebanhos. In: Poemas escolhidos. São Paulo: Klick, 1997.
PESSOA, Fernando. Mensagem. Poema X Mar Português. Edições Ática: Lisboa. 1959.
SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning. 2010.
SECCI, Leonardo. Análise de Políticas Públicas: Diagnóstico de problemas, recomendações de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SEVERO, F. Noite nu norte. Montevideo: Ediciones del Rincón, 2010.
YASSA, M. A.; STARK, C. E. L. Pattern separation in the hippocampus. Trends Neurose, v.34, n. 10, p. 515-525, 2011.
UNESCO, 2020. COVID-19: impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 11 julho 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.