ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A ESCUTA DOS EDUCADORES

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1645

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Anos finais do Ensino Fundamental, Práticas docentes, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista é um desafio quando se trata de escolarização, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é analisar o processo de inclusão de estudantes com Autismo, a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, na perspectiva do educador da sala de aula comum e do professor da sala de Atendimento Educacional Especializado. Este é um estudo qualitativo e exploratório. A pesquisa foi realizada em um município do interior do Rio Grande do Sul, envolvendo duas escolas municipais. Foram entrevistados dois professores do Atendimento Educacional Especializado e quatro professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental. A Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) foi o fio condutor para compor a análise dos dados. Foi realizada uma discussão sobre a categoria de Práticas Pedagógicas que analisa os elementos facilitadores e os desafios das práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam para a compreensão de que as práticas pedagógicas precisam ter foco no aluno e em suas potencialidades, além de mostrarem o papel fulcral da formação docente para a qualificação dessas práticas.

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Biografia do Autor

Tatiana Marta Loch, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Professora da rede municipal de Nova Prata.

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Filosofia (UCS). Mestre em Psicologia (UFRGS). Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS (Mestrado e Doutorado) e nos cursos de licenciatura da UCS. Área de interesse: educação inclusiva, educação especial, surdez, tecnologias para inclusão.

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

Loch, T. M., & Valentini, C. B. (2025). ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCUTA DOS EDUCADORES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1645

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