O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Visualizações: 524

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1274

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Território

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa teórica sobre Geografia Escolar no processo de escolarização e a importância do ensino de Geografia por meio dos conceitos geográficos, que subsidiaram uma atividade prática de ensino. Entendendo a importância da inserção e de aprofundamento epistemológico nas práticas de ensino de geografia, o texto busca, a partir de reflexões teóricas, a inclusão do conceito de Território para a investigação das dinâmicas populacionais na formação do território brasileiro, em sala de aula.  A partir disso, apresenta-se a experiência de estágio supervisionado desenvolvida no Ensino Médio, do curso de Geografia Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O conceito de Território apresentado busca compreender as relações concretas e funcionais estabelecidas entre os grupos sociais e o Espaço Geográfico, sem limitar-se a isto, mas compreendendo-o também a partir de relações culturais e a pluralidade do território brasileiro, dada suas características peculiares em tamanho de área, diversidade ecossistêmica e cultural. Constatou-se que, a partir da prática de ensino desenvolvida no estágio, foi possível expandir o entendimento dos alunos sobre o próprio conceito de território e também da formação territorial do Brasil em voga, permitindo discutir sobre as categorias população e território, bem como as dinâmicas migratórias contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Paula de Souza, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação, Instituto de Educação – IE, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Juliana Cristina Franz, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Referências

BUSTAMANTE, Ana Maria Goulart. SILVA, Jorge Kleber Teixeira. Diversidade e patrimônio cultural. In: FIGUEIREDO, Adma H. de (Org.) Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. 435p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884.pdf. Acessado em: 10 abr. 2023.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, Mediação Pedagógica e Formação de Conceitos: uma contribuição de Vygotsky para o ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago de 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acessado em: 10 de out./2022.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CLAVAL, P. O território na transição da pós-modernidade. GEOgraphia, v. 1, n. 2, p. 7-26.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Leya, 2014.

FIGUEIREDO, Adma H. de. Formação Territorial. In: FIGUEIREDO, Adma H. de (Org.) Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. 435p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884.pdf. Acessado em 10 abr. 2023.

FRANZ, Juliana Cristina et al. Imigração e colonização alemã no Vale do Taquari/RS: as descontinuidades e as continuidades do processo de identificação territorial. 2020. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria.

GIL, A.C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOI, Emília Pietrafesa de. Territorialidade: Trajetória e Usos do Conceito. Raízes. v.34, n.2, jul-dez. 2014. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br. Acesso em: 19. mai. 2023.

HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no Nordeste. Niterói: EdUFF, 1997.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

KAERCHER, N. A. A geografia escolar: gigante de pés de barro, comendo pastel de vento num Fast Food? Terra Livre: Presidente Prudente, v 23, n. 28, jan-jun. p. 27-44. 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24. 2006.

REIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. “Natureza da ciência geográfica”: diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciênc. educ. Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208. 2018.

RISÉRIO, Antonio. A cidade no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2013.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica, Razão e Emoção. 3 ed. São Paulo: EdUSP, 2006.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SAQUET, M. A. A relação espaço-tempo e a apreensão do movimento em estudos territoriais. In: Encontros de Geógrafos da América Latina, 2005, 10. Anais. São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&pid=S1679-3951201800040078800030&lng=en. Acessado em: 19 de out. 2019.

SAQUET, Marcos Aurelio. Os tempos e os territórios da colonização italiana: o desenvolvimento econômico da Colônia Silveira Martins, RS. EST Edições, 2003.

ZINKE, I.A.; GOMES, D. A prática de observação e a sua importância na formação do professor de geografia. EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação. Puc. Paraná. 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18655_7820.pdf. Acesso em 18 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Souza, F. P. de, Santos, R. de C. G. dos, & Franz, J. C. (2024). O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1274

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.