VISÃO DISCENTE

OLHAR A PARTIR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.818

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, Matemática, Material Manipulável

Resumo

Este artigo apresenta as percepções de alunos do Ensino Médio envolvendo as aprendizagens de Matemática. As informações coletadas foram através de um questionário aplicado em duas turmas, totalizando 45 alunos. Todos foram convidados a participar, porém nem todos se dispuseram a respondê-lo. Perante as dificuldades apresentadas por eles nesta etapa da Educação Básica, assim como os índices oficiais que comprovam que existem realmente defasagens em alguns conteúdos do componente que afetam o ensino e consequentemente a aprendizagem causando uma desmotivação podendo levar ao abandono escolar, por esta razão e após a análise das respostas dos alunos resolveu-se realizar uma intervenção pedagógica com os professores que atuam no Ensino Médio da escola acompanhada para minimizar o distanciamento desta ciência e fortalecer o vínculo aluno/professor/Matemática, tornando o ambiente de sala de aula agradável e mais respeitoso promovendo uma aprendizagem significativa além de contribuir para fortalecer e intensificar prática pedagógica do professor de Matemática.

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Biografia do Autor

Maurício Aires Vieira , Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública.

Elciete de Campos Moraes Brum, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2002), curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2008), curso de Especialização "Lato Sensu em Supervisão Escolar oferecido pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2015) e Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Gestão e Coaching Educacional oferecido pela Faculdade Campos Eliseu (2021).Mestranda no curso de Mestrado Profissional de Educação na UNIPAMPA, Jaguarão.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Vieira , M. A., & Brum, E. de C. M. (2023). VISÃO DISCENTE: OLHAR A PARTIR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(5), 81–99. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.818

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