A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UM PRODUTO

Visualizações: 91

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.853

Palavras-chave:

Contação de história, Storytelling, vídeos educativos, Matemática

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma narrativa no formato de vídeo para a compreensão de conceitos matemáticos no cálculo do preço de venda de um produto de uma agroindústria.  Buscou-se caracterizar essa situação matemática, descrevendo dificuldades e limitações oriundas da utilização de conteúdos matemáticos, o que subsidiou a elaboração da narrativa para a promoção de uma ação pedagógica no empreendimento. Metodologicamente, a pesquisa enquadrou-se em uma abordagem quanlitativa. A elaboração da narrativa seguiu as fases de pré-produção, produção e pós-produção, sendo validada em seguida pelos Juízes-especialistas e o público-alvo. A narrativa apresentada descreveu detalhadamente o contexto do empreendimento com articulação de elementos sonoros e visuais para apresentar cálculos matemáticos com dinamicidade. Esse material foi considerado, pelos juízes, adequado à proposta, com potencial para atender às necessidades dos usuários, com potencial pedagógico e tempo de duração adequado. Os membros da agroindústria afirmaram que o material auxiliou no entendimento da formação do preço de venda de um produto. Diante do exposto, conclui-se que este material educativo é um potencial recurso para a aprendizagem de conteúdos matemáticos na formação do preço de venda de um produto, contribuindo para apropriação desse conhecimento e consequentemente fortalecendo a gestão do empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Saturnina Ramos de Moura, Universidade de Pernambuco

Doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, na linha de Pesquisa Sociedade, Economia e Construção do Conhecimento- PPGADT/UNIVASF. Possui mestrado em Matemática - PROFMAT/ Universidade Federal do Vale do São Francisco e graduação em Matemática pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta- colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco- UPE- Campus- Petrolina. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática.

Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Universidade Federal do vale do São Francisco

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, com especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor associado do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde já atuou como pró-reitor de ensino. É docente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) também na UNIVASF. Tem experiência nas áreas de e-learning, Mineração de Dados Educacionais, Business Intelligence e TI aplicada à gestão pública. É pesquisador do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE e membro do comitê organizador do Workshop de Ciência de Dados Educacionais (WCDE/SBC)

Lino Marcos da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e graduação em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente é professor de Matemática da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Desenvolve trabalhos na área de Pesquisa Operacional com ênfase em Métodos de Pontos Interiores. Tem experiências também em Matemática Discreta e Combinatória, Computação Científica, em ensino de matemática e na formação continuada de professores de matemática da educação básica.

João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UFBA), especialização em Educação a Distância (SENAC/AL), mestrado em Ciência da Computação (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação (UFPE). Foi professor da Universidade Federal da Bahia e, atualmente, é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde desenvolve projetos nas áreas de Tecnologia Educacional, Mineração de Dados Educacionais, Machine Learning, Learning Analytics, Chatbots e de Tecnologia da Informação aplicada à gestão pública. Na Univasf, também, coordenou a implantação dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, exerceu funções de Diretor de Planejamento e Ensino, Pró-Reitor de Ensino, Coordenador UAB, Coordenador do Telessaúde, Secretário de Educação a Distância, Coordenador de Mestrado Profissional e Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. É membro do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais (Evante) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (Univasf)

Referências

AMARAL, R. B. Vídeo na Sala de Aula de Matemática: Que Possibilidades? .Educação Matemática em Revista. n. 40, p. 38-46, novembro, 2013. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/298/pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.0113, Sem II. 2008 ISSN 1980-7031

D’AMBROSIO, U. Etonomatemática- elo entre as tradições e a modernidade. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

D’AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v.10, n.1, p. 07- 16, jan./jun.2008. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/74/66. Acesso em: 15 Abr. 2019.

FLEMING, S. E.; REYNOLDS, J.; WALLACE, B. Lights... camera... action! a guide for creating a DVD/video. Nurse Educator.Vol. 34, No. 3, pp. 118-121. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e. Acesso em: 01 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e

MADDALENA, T.L. SANTOS, E. Digital Storytelling na formação de professores.

REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA VOLUME 16, NÚMERO 43, 2019. PPGE/UNESA. RIO DE JANEIRO. HTTP://DX.DOI.ORG/ 10.5935/2238-1279.20190015

MENEGHETTI, R. C. G. A educação matemática no contexto da economia solidária. Curitiba: Appris, 2016.

MENEGHETTI, R.C. G.; GIAQUINTO, D. F. Economia Solidária, Etnomatemática e Andragogia no contexto de um Banco Comunitário. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, jan. – abr. 2017. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/156. Acesso em: 10 Abr. 2019.

MENEGHETTI, R.C. G.; GEISA, Z.S.; AZEVEDO, M. F.; KUCINSKAS, R. Sobre três processos educativos em Educação Matemática para empreendimentos em Economia Solidária. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n1, p. 169-195, jan/jun. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3417. Acesso em: 12 mai. 2019.

MENEGHETTI, R.C.G.; SILVA, G.Z.S.; FREITAS, M.F.A.B. Etnomatemática e a utilização da calculadora no contexto Empreendimentos Econômicos Solidários. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, Vol. 11, No. 2, maio-agosto de 2018.

OECHSLER, V. Vídeos e Educação Matemática: um olhar para dissertações e teses. In: Encontro Brasileiro de estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática. 19. 2015, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora, 2015.

OLIVEIRA, D.S.L. Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre.

PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O Guia Completo do Storytelling . Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

ROBIN, B.. The Educational Uses of Digital Storytelling. In C. Crawford, R. Carlsen, K. McFerrin, J. Price, R. Weber & D. Willis (Eds.), Proceedings of SITE 2006--Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (pp. 709-716). Orlando, Florida, USA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Retrieved February 9, 2022 from https://www.learntechlib.org/primary/p/22129/.

ROSA, A. A. C. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o ensino a distância: reflexões para estudos de currículo. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v.38 N.2 ago-dez 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/33152/24407. Acesso em: 12 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i2a8

SANTOS, R. P. ; LIMA, A. G. ; MARTINS, E. C. ; CARVALHO, J. G. Etnomatemática e economia solidária: aproximações possíveis e necessárias para processos educativos. In: III Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, 2021, SÃO CARLOS. Anais do III Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, 2021. Disponível em: https://abpes.org/anais-iii-conpes/. Acesso em: 05 de janeiro de 2022.

SANTOS, M. P. Ensinando e Aprendendo Geometria Plana Através de Vídeo Educativo: Algumas Sugestões de Atividades Didáticas para Aulas de Matemática no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Científica e Tecnológica, v. 7, n. 3, p. 27 43, 2014. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2014000300003

SILVA, P.J.; LIMA, I.; GITIRANA, V. ENSINAR MATEMÁTICA À LUZ DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: algumas reflexões. Ensino da Matemática em Debate (ISSN: 2358-4122), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 207-228, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p180-198

TEIXEIRA, E.; MOTA, V. M.S.S. Tecnologias educacionais em foco. São Paulo- SP: Difusão, 2011.

TENORIO, N.; FORNO, L.F.D.; FACCIN, T.C.; GOZZI, F. Uso da Storytelling para a construção e o compartilhamento do conhecimento na educação. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 1 -10, jul.-dez. 2020 | e- 30601

Downloads

Publicado

2023-11-19

Como Citar

Moura, C. S. R. de, Ramos, J. L. C., Silva, L. M. da, & Silva, J. C. S. (2023). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UM PRODUTO . Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 282–298. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.853

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.