O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA REPUBLICANA FUNDAMENTAL AO DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA CIDADÃ

Visualizações: 2

Autores

  • Rafael Vieira de Mello Lopes Universidade de Cruz Alta
  • Denise Tatiane Girardon dos Santos Universidade de Cruz Alta https://orcid.org/0000-0001-9782-8039

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.998

Palavras-chave:

Educação, República, Democracia, Direitos Fundamentais

Resumo

O artigo tem como temática o vínculo entre a forma republicana de governo e o direito à educação como conceitos históricos, políticos e filosóficos indissociáveis. O objetivo é analisar a trajetória da tradição do republicanismo moderno com o desenvolvimento da educação/instrução pública republicana, uma vez que a gênese das ideias de instrução pública e educação republicana têm suas origens nos acontecimentos revolucionários do século XVIII. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento: a instrução pública, na forma laica, libertadora de opinião política e na crença na razão, efetivou-se como um direito fundamental para o desenvolvimento da participação cidadã nos assuntos políticos de interesse comum? Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, com técnica bibliográfica e abordagem analítico-hermenêutica. Conclui-se que o pensamento e as ideias do século XVIII possibilitaram o amadurecimento da revisão ao direito à educação e avanços no mundo moderno que se consolidaram como uma das condições significativas para o acesso à compreensão dos direitos e deveres e o fortalecimento da dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Vieira de Mello Lopes, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus de Santo Ângelo). Mestre em Educação - Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Especialista em Educação no Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos - GPJUR - UNICRUZ. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Global Constitucionalism, Republic and Solidarity da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do Curso de Direito e do Núcleo Comum da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Advogado.

Denise Tatiane Girardon dos Santos , Universidade de Cruz Alta

Doutora em Direito pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul-Pelotas). Integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos (GPJUR) (UNICRUZ). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Mestrado e Doutorado) e do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus de Santo Ângelo). Pesquisadora FAPERGS. Advogada

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 56ª ed. Brasília: Câmara, 2020.

BRAYNER, Flávio. Educação e Republicanismo. Brasília: Liber Livro, 2008.

BRUTTI, Tiago Anderson. República e Instrução Pública. Implicações morais e políticas das apostas de Condorcet. Cruz Alta: Ilustração, 2021.

CONDORCET, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat Marquis de. Cinco memórias sobre a instrução pública. Tradução: Maria das Graças de Souza. São Paulo: UNESP. 2008.

DEL PRETI, Bruno; LÉPORE, Paulo. Manual de Direitos Humanos. Salvador: JusPodivm, 2020.

GARCIA, Claudio Boeira. Prefácio. República e Instrução Pública. Implicações morais e políticas das apostas de Condorcet. Cruz Alta: Ilustração, 2021, p.15-30.

ISRAEL, I. Jonathan. Iluminismo Radical. A Filosofia e a construção da modernidade 1650-1750. São Paulo: Madras, 2019.

JEFFERSON, Thomas. O Federalista. Coleção Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

LOPES, Rafael Vieira de Mello. A República e o Cidadão Esclarecido. Cruz Alta: Ilustração, 2023.

MANENT, Pierre. História Intelectual do Liberalismo. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

SANDEL, Michael J. A Tirania do Mérito. O que aconteceu com o bem comum? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Lopes, R. V. de M., & Santos , D. T. G. dos. (2024). O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA REPUBLICANA FUNDAMENTAL AO DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA CIDADÃ. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.998

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.