JUVENTUDE E DIREITO DAS MULHERES

UM PROJETO DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Visualizações: 242

Autores

  • Amanda Gomes Pereira Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-7174-3843
  • Tatiana Colasante Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão https://orcid.org/0000-0001-6953-245X
  • Gabrielly Luísa Lima Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Lucas Oliveira dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1357

Palavras-chave:

Direitos das Mulheres, Escolas Públicas, Santana do Maranhão, Violência contra a Mulher

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar as ações de um projeto de ensino, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do município de Santana do Maranhão/MA, cujo objetivo é promover oficinas, em escolas públicas municipais, sobre os tipos de violência contra a mulher, ampliando o escopo de conhecimento das adolescentes e jovens sobre relacionamentos abusivos e outras formas de violência. A cidade de Santana do Maranhão, inserida na Região do Baixo Parnaíba Maranhense, com dificuldade de acesso a uma rede de serviços de apoio à mulher vítima de violência – dentre eles, a falta de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e de uma Defensoria Pública – torna vulneráveis mulheres que vivenciam essa realidade em seus cotidianos, contribuindo para a subnotificação dos casos. Assim, tendo em vista esse contexto, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, vem realizando campanhas e ações desde agosto de 2022. Desse diálogo próximo entre a universidade e a gestão municipal, surgiu a ideia de propor um projeto de ensino voltado para as escolas, com objetivo de combater esse tipo de violência e difundir conhecimentos acerca  dos direitos das mulheres através da educação, além de capacitar professores para lidarem com questões de gênero e sexualidade de forma sensível e respeitosa, por meio da conscientização e educação das/dos estudantes, a partir de palestras, filmes, discussões em sala de aula e atos públicos. As oficinas visam criar um ambiente educacional inclusivo, pautado pela igualdade de gênero, nos Direitos Fundamentais da Pessoa humana, combatendo toda e qualquer forma de violência, baseada em uma educação engajada no processo de construção de uma sociedade menos desigual, inserida em um mundo pluridiverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gomes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Docente de Sociologia Centro de Ciências de São Bernardo CCSB/UFMA. Doutora em Ciências Sociais PPCIS/UERJ.

Tatiana Colasante, Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão

Docente de Turismo da Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão/ UNESPAR. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus Presidente Prudente.

Gabrielly Luísa Lima Silva, Universidade Federal do Maranhão

Licencianda em Ciências Humanas/Sociologia CCSB/UFMA.

Lucas Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Ciências Humanas/ Sociologia CCSB/UFMA.

Referências

BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BEZERRA, Amanda R.; RODRIGUES, Zulimar M. R. Violência contra mulheres: o perfil da vítima e do agressor em São Luís/MA. Violência contra mulheres: o perfil da vítima e do agressor em São Luís MA. Revista Do Departamento De Geografia, v. 41, n. 1. 2021.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento Feminista Negro. Conhecimento, Consciência e a Política do Empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

CONTIERI, Amanda Ágata. "As mais tocadas”: uma análise de representações da mulher em letras de canções sertanejas. Campinas, SP: [s.n.], 2015. Dissertação de Mestrado PPG-LA.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

HOOKS, Bell. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Guacira Lopes Louro (org.). Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva — Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2017.

HOOKS, Bell. Teoria Feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

IBGE. Cidades, Brasil, Maranhão, Santana do Maranhão (Panorama), 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/santana-do-maranhao/panorama. Acesso em: 1 de fev. 2024.

IBGE. Censo Demográfico, 2022, Cidades e Estados (Santana do Maranhão). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/santana-do-maranhao.html. Acesso em: 1 de fev. 2024.

ONU. Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, 2000, Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/66851-os-objetivos-de-desenvolvimento-do-mil%C3%AAnio. Acesso em: 1 de fev. 2024.

PEREIRA, Amanda Gomes.; SANTOS, Lucas Oliveira dos; SANTOS, Gizele Oliveira dos. “Eu sou Malala”: gênero, representatividade e educação como prática transformadora.Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 5, n. 1, p.115-137, jan.-jun. 2021.

PEREIRA, Amanda G.; COLASANTE, Tatiana. A luta das mulheres no interior do interior do Maranhão. LeMonde Diplomatique. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-luta-de-mulheres-do-interior-do-interior-do-maranhao/. Acesso em: 1 de fev. 2024.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.

ZANELLO, Valeska. Dispositivo materno e processos de subjetivação: desafios para a psicologia. In: ZANELLO, Valeska; PORTO, Madge (Org.). Aborto e (não) desejo de maternidade(s): questões para a psicologia. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016. p.103-122.

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Pereira, A. G., Colasante, T., Silva, G. L. L., & Santos, L. O. dos. (2024). JUVENTUDE E DIREITO DAS MULHERES: UM PROJETO DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1357

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.