POVOS CIGANOS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

O QUE DIZEM AS TESES E AS DISSERTAÇÕES?

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Autores

  • Francisca Marli Rodrigues de Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Fabio Alves Gomes de Oliveira Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-0275-6595
  • José Alencar Mangia Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1481

Palavras-chave:

Povos Ciganos, Estado da Arte, Pós-Graduação, Racismo Institucional

Resumo

 pesquisa se propõe a desenvolver um debate sistematizado sobre as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação brasileiros, focalizando na representatividade de temáticas sobre os povos ciganos nas produções das teses de doutorado e dissertações de mestrados defendidas nos últimos dez anos (2012 a 2022). Metodologicamente, a pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória descritiva, recorreu ao enfoque do estado da arte para destacar as seguintes variáveis: número de produções, regiões, instituições, grandes áreas do conhecimento e áreas do conhecimento nas quais essas produções foram realizadas. Com isso, a pesquisa aponta para a necessidade de inclusão dos povos ciganos nas produções científicas e, a partir disso, construir reflexões críticas sobre esse tema. Além do mais, a pesquisa ressalta a importância de um debate crítico sobre racismo estrutural e institucional, identificando-o como fundamental no processo de formação de futuros pesquisadores e na construção da luta antirracista no âmbito da educação.

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Biografia do Autor

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UFF (PPGEn/UFF).

Fabio Alves Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na área de Filosofia da Educação, vinculado ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro permamente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da UFF (PPGBIOS/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da mesma Instituição (PPGEn/UFF).

José Alencar Mangia Júnior, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (PPGEn / UFF). Professor da Educação Básica vinculado à rede municipal de Cambuci – Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Andrade, F. M. R. de, Oliveira, F. A. G. de, & Mangia Júnior, J. A. (2024). POVOS CIGANOS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: O QUE DIZEM AS TESES E AS DISSERTAÇÕES?. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1481

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

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