CIÊNCIAS NA ÓTICA DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

Visualizações: 168

Autores

  • Laísse Silva Lemos

Palavras-chave:

Estudante, Escola, Ciência, Senso Comum.

Resumo

O presente resumo é resultado das reflexões da pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2019 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC - EM), destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio do IFG; ao qual a linha investigatória era compreender como os discentes compreendem o sentido da ação prática da ciência via campo formal de estudo. A preocupação margeia a apropriação e decodificação dos conteúdos escolares e como construíam e desconstruíam suas vivências e se organizavam socialmente. Foi verificado que os saberes científicos ainda estão organizamos em “caixas” estereotipadas de conceitos e categorias, que os indivíduos ao ingressar no ensino médio não demonstraram conhecimento prático da ciência em suas vidas, ou ainda, desconhece que existe ciência no seu cotidiano, por imaginar ser algo distante por ser realizado em laboratórios. As nossas análises trouxerem como base para reflexões que o processo de ensino aprendizagem ainda permanece com fortes marcas do ensino tradicional, que é necessário promover novas formas interação dos conteúdos escolares e sua decodificação, promovendo um diálogo da práxis do mundo social, da realidade do alunado com os conteúdos científicos trabalhados, arquitetando valores, ideias, práticas inerentes de uma formação escolar para uma sociedade justa. A metodologia de pesquisa foi a pesquisa de vértice qualitativo, com aplicação de questionário individual. As respostas foram decodificadas com auxílio de autores/estudiosos na temática, a saber: Carl Edward Sagan, Boaventura de Sousa Santos, Michel Paty entre outros
para fundamentar as intepretaçoes do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SAGAN, Carl Edward; DRUYAN, Ann. O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro . Nova Iorque, NI, EUA: Random House, 1995. 457 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PATY, Michel. A ciência e as idas e voltas do senso comum. Sci. stud. [online]. 2003, vol.1, n.1, pp.9-26. ISSN 1678-3166. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S1678- 31662003000100002>. Acesso em: 12 Nov.2019.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Silva Lemos, L. . (2021). CIÊNCIAS NA ÓTICA DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/118

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)