AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E O ENSINO DE QUÍMICA

UMA REVISÃO LITERÁRIA

Visualizações: 27

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1369

Palavras-chave:

CTS, Ensino de Química, Ciência

Resumo

O presente trabalho propôs fazer uma análise literária mediante as produções científicas, na perspectiva de saber o que está sendo desenvolvido sobre as relações CTS e o ensino de Química. Essa análise foi feita em corte temporal dos últimos 5 anos, em que pôde-se obter um número de 12 artigos científicos que contemplou a proposta da pesquisa. Feito a categorização dos trabalhos encontrados, foi possível definir 3 categorias, as quais são: ‘Formação de Professores’, ‘Trabalhos teóricos’ e ‘Elaboração e análise de material didático’. O estudo possibilitou compreender que há muitas discussões e publicações sobre a temática abordada, porém, o tema ainda é bastante desafiador dentro dos espaços escolares e de formação de professores. O ponto de encontro entre todos os trabalhos mapeados perpassa pela formação inicial e/ou continuada dos professores(as), evidenciando a necessidade de se pensar estratégias nesse sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial, Mestre e Doutorado em Química. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN). Foi coordenador do curso Técnico em Química (2015-2017), da Licenciatura em Química (2017-2019) e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Apodi (2020-2022), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Faz parte do Conselho Editorial da Editora do IFRN. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

Referências

ADAMS, F.W.; NUNES, S.M.T. A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química. Revista Tecnologia e Sociedade. v. 19, n. 55, p. 41-57, 2023. DOI: 10.3895/rts.v19n55.13186. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186. Acesso em: 12 abr. 2024.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 01-13, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wJMcpHfLgzh53wZrByRpmkd/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAZZO, W. A, BARBOSA, L. C. A. A escola que queremos: É possível articular pesquisas ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e práticas educacionais? Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 363-372, 2014. DOI: 10.14244/19827199890. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/890. Acesso em: 10 dez. 2023.

BAZZO, W A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: EDUFSC, 1998.

BAZZO, Walter Antonio.; VON LINSINGEN, Irlan; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madri: OEI, 2003.

BORDONI, A. J.; SILVEIRA, M. P. da; VIEIRA, R. M. As compreensões de licenciandos de Química sobre a abordagem CTS e o Pensamento Crítico: o papel de um curso de formação inicial. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a28. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3601. Acesso em: 10 out. 2023.

BORDONI, A.J.; SILVEIRA, M.P.; VIEIRA, R.M. Análise de sequências didáticas de Química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS. Revista POIÉSIS, v.14, n. 26, p. 380-402, 2020. DOI: 10.19177/prppge.v14e262020380-402. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/9729. Acesso e: 10 out. 2023.

BRANDÃO, J.; BOUZON, J.; DOS SANTOS, T.; CHRISPINO, ÁLVARO. Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. Revista Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 355-370, 2019. DOI: 10.34624/id.v11i2.6130. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6130. Acesso em: 14 dez. 2023.

CORREA, W. A., DE BARROS, H. L. B. V.; PEREIRA, A. S. O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n.4, p. 275-292, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i4.1414. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1414. Acesso em: 10 dez. 2023.

COSTA, A.; MESSEDER, J. Análise de rótulos de suplementos alimentares em aulas de Química: uma atividade de ensino de CTS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 44-52, 2019. DOI: 10.5335/rbecm.v2i1.9028. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9028. Acesso em: 12 dez. 2023.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v.2, n.4, p. 01- 13, 2008. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17591. Acesso em: 10 abr. 2023.

DE SOUZA, T.; CABRAL, C.; DANTAS, J. Júri simulado: recurso didático para um ensino CTS em aulas de química. Revista Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 503-518, 2020. DOI: 10.34624/id.v12i4.21829. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/21829. Acesso em: 20 dez. 2023.

LIMA, J.A.; SAMPAIO, C.G.; SILVA, S.A. Ensino de funções da química inorgânica numa abordagem CTS. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 8, n. 2, p. 77-89, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/195. Acesso em: 15 dez. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, São Paulo: EPU, 1986.

MÜNCHEN, S. A. Inserção da perspectiva Ciência- Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de Química. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 4, p. 416-434, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10999. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10999. Acesso em: 08 out. 2023.

NASCIMENTO, F. do; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR, v. 10, n. 39, p. 225–249, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639728. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728. Acesso em: 10 dez. 2023.

NUNES, A. O. Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases. 2014. Tese (Doutorado em Química) – Centro de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/759 . Acesso em: 08 maio 2023.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Revista Ciência & Educação, v. 13, n.1, p. 71-84, 2007. DOI: 10.1590/S1516-73132007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

RODRIGUES, J.; SILVA, T.P. Os metais pesados e meio ambiente: uma abordagem CTS no ensino de química. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda, PE. Anais (online), Olinda, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48481. Acesso em: 20 de nov. 2023.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R.T. AS pesquisas denominadas do tipo "Estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2023.

SANTOS, W. L. P; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista ENSAIO – Pesquisa em educação em Ciências, v. 02, n. 02, p. 110 – 132, 2002. DOI: 10.1590/1983-21172000020202. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL. Acesso em: 12 dez. 2023.

SILVA, A. F; MARINHO, V. C. S.; MANGUEIRA, R. A. F.; RODRIGUES, J. J. Energia hidrelétrica e térmica: uma abordagem CTS no ensino de química. In: VI Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza, CE. Anais (online), Fortaleza, 2019. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://mail.editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2019/ebook3/PROPOSTA_EV127_MD4_ID989_17102019183246.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

SILVA, E. V. B.; NUNES, A. O.; LAZANO, D. L. P. Educación CTS: discurso de estudiantes en Edificaciones del Instituto Federal de Río Grande do Norte. Educación. v. 33, n. 64, p. 157-168, 2024. DOI: 10.18800/educacion.202401.A003. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/28601. Acesso em: 05 jan. 2025.

SILVA, F. T. C.; SAMPAIO, C. G.; BARROSO, M.C.S.; BENIGNO, A.P.A. Abordagem da temática agrotóxico no ensino de química na perspectiva CTS/CTSA e Aprendizagem Significativa: um estudo bibliográfico. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e300984482, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.4482. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4482. Acesso em: 12 out. 2023.

SOUSA, J. R.; SANTOS, S. C. M. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396–1416, 2020. DOI: 10.34019/2237-9444.2020.v10.31559. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31559. Acesso em: 20 jan. 2024.

SOUZA, J. C. SILVA., SANTOS, M. C. Contexto histórico da educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 19, n. 12, s.n., 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/12/contexto-historico-da-educacao-brasileira Acesso em: 12 dez. 2023.

SOUZA, P. T.; MÜLLER, G. M.; MESQUITA, G. C. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Química: uma análise exploratória dos livros didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 1, p. 354-376, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12690. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12690. Acesso em: 24 nov. 2023.

TEIXEIRA, P.M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Revista Ciência & Educação, v. 09, n. 02, p.177-190, 2003. DOI: 10.1590/S1516-73132003000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TKjrc7wZ7bCSnC8HHbMt46s/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 out. 2023.

WELKE, M.; MÜNCHEN, S. A. Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade: Desafios e contribuições de um processo de formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 23, n. 2, p. 302-324, 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Fernandes, A. F. de O., & Alves, L. A. (2025). AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO LITERÁRIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1369

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.