PROFESSORA, HOJE TEM BRINQUEDO? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Visualizações: 0DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2288Palavras-chave:
Brinquedo, Educação Física, Brincadeira, Ensino fundamental, CurrículoResumo
O trabalho relata a experiência do uso de brinquedos nas aulas de Educação Física, no primeiro ano do ensino fundamental na escola municipal, Lucila Freitas, na cidade de Manaus, Amazonas. Os brinquedos foram incluídos no currículo a partir do momento que o professor observou a necessidade de os alunos vivenciarem um momento lúdico. O objetivo do trabalho foi utilizar brinquedos como ferramentas educativas para proporcionar o brincar, mas também facilitar a transição da educação infantil para o ensino fundamental de forma lúdica. É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de caráter reflexivo, na qual foi utilizado a observação participante. Os resultados apontam aspectos positivos no desenvolvimento dos alunos como, desenvolvimento psicomotor; verbalização/linguagem; desenvolvimento da imaginação e criatividade. Esses achados enfatizam a relevância do brincar na disciplina Educação Física, demonstrando a possibilidade de incluir os brinquedos no currículo do primeiro ano do ensino fundamental.