RETALHOS DE LEMBRANÇAS
COSTURANDO MEMÓRIAS DA INFÂNCIA
Visualizações: 0Palavras-chave:
Desenho, Lembrança, Artografia, Infância, CosturaResumo
O artigo apresenta os resultados de uma oficina de estágio realizada em 2024 na Universidade Estadual de Londrina (UEL), focada na formação docente e atuação em espaço não formal. O objetivo principal foi desenvolver um processo artístico que explorasse as lembranças da infância, investigando como o desenho pode influenciar a formação e retenção da memória. Utilizou-se a Artografia como referencial teórico-metodológico, com base em Dias (2010) e Derdyk (2020), para expandir a compreensão do desenho como linguagem no campo expandido. A oficina promoveu uma reflexão crítica sobre as memórias individuais e coletivas, abordando questões socioculturais. A metodologia foi a pesquisa-ação, incluindo rodas de conversa e análise dos registros processuais. A pesquisa integrou arte, ensino e pesquisa, oferecendo insights sobre como práticas manuais e sensoriais podem enriquecer o ensino de arte e ampliar as abordagens pedagógicas.