RETALHOS DE LEMBRANÇAS

COSTURANDO MEMÓRIAS DA INFÂNCIA

Visualizações: 0

Autores

  • Ellen Cristina Roman Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Desenho, Lembrança, Artografia, Infância, Costura

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma oficina de estágio realizada em 2024 na Universidade Estadual de Londrina (UEL), focada na formação docente e atuação em espaço não formal. O objetivo principal foi desenvolver um processo artístico que explorasse as lembranças da infância, investigando como o desenho pode influenciar a formação e retenção da memória. Utilizou-se a Artografia como referencial teórico-metodológico, com base em Dias (2010) e Derdyk (2020), para expandir a compreensão do desenho como linguagem no campo expandido. A oficina promoveu uma reflexão crítica sobre as memórias individuais e coletivas, abordando questões socioculturais. A metodologia foi a pesquisa-ação, incluindo rodas de conversa e análise dos registros processuais. A pesquisa integrou arte, ensino e pesquisa, oferecendo insights sobre como práticas manuais e sensoriais podem enriquecer o ensino de arte e ampliar as abordagens pedagógicas.

Biografia do Autor

Ellen Cristina Roman, Universidade Estadual de Londrina

 Estágio Supervisionado III, Prof ª Drª Roberta Puccetti, Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Roman, E. C. (2025). RETALHOS DE LEMBRANÇAS : COSTURANDO MEMÓRIAS DA INFÂNCIA. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–16. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/eduinterp/article/view/2273

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.