EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO? UM DIÁLOGO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2278Palavras-chave:
Moralidade, Psicologia, Educação, Educação em valores morais, Brasil contemporâneoResumo
A escola tem grande potencial para desempenhar um papel essencial na formação da moralidade de seus estudantes, considerando seu caráter formativo, o longo período que os indivíduos passam nela desde a infância e a pluralidade de sujeitos que a compõe. Tendo isso em vista, esse artigo tem como objetivo propor um diálogo entre Psicologia e Educação para pensar algumas possibilidades de uma educação em valores morais que leve em conta as demandas do Brasil contemporâneo. O referencial teórico que orientou o processo investigativo e sua análise foi a Psicologia Moral, sobretudo as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget para o estudo da moralidade. Em vias de conclusão, acreditamos que a escola é um ambiente privilegiado para que a cooperação, o respeito mútuo, a reciprocidade e, portanto, a autonomia moral sejam construídos.