EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO? UM DIÁLOGO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

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Autores

  • Deborah Bem Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2278

Palavras-chave:

Moralidade, Psicologia, Educação, Educação em valores morais, Brasil contemporâneo

Resumo

A escola tem grande potencial para desempenhar um papel essencial na formação da moralidade de seus estudantes, considerando seu caráter formativo, o longo período que os indivíduos passam nela desde a infância e a pluralidade de sujeitos que a compõe. Tendo isso em vista, esse artigo tem como objetivo propor um diálogo entre Psicologia e Educação para pensar algumas possibilidades de uma educação em valores morais que leve em conta as demandas do Brasil contemporâneo. O referencial teórico que orientou o processo investigativo e sua análise foi a Psicologia Moral, sobretudo as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget para o estudo da moralidade. Em vias de conclusão, acreditamos que a escola é um ambiente privilegiado para que a cooperação, o respeito mútuo, a reciprocidade e, portanto, a autonomia moral sejam construídos. 

Biografia do Autor

Deborah Bem, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Bem, D. (2025). EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO? UM DIÁLOGO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO . Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2278

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