PROFESSORA, HOJE TEM BRINQUEDO? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Visualizações: 0

Autores

  • Jeanne Silva Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Adriane de Andrade Costa Tavares Universidade Federal do Amazonas
  • Dorivaldo Vicente Junior Universidade Federal do Amazonas
  • Tacio Pereira Marcos Universidade Federal do Amazonas
  • Tathyane Krahenbühl Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2288

Palavras-chave:

Brinquedo, Educação Física, Brincadeira, Ensino fundamental, Currículo

Resumo

O trabalho relata a experiência do uso de brinquedos nas aulas de Educação Física, no primeiro ano do ensino fundamental na escola municipal, Lucila Freitas, na cidade de Manaus, Amazonas. Os brinquedos foram incluídos no currículo a partir do momento que o professor observou a necessidade de os alunos vivenciarem um momento lúdico. O objetivo do trabalho foi utilizar brinquedos como ferramentas educativas para proporcionar o brincar, mas também facilitar a transição da educação infantil para o ensino fundamental de forma lúdica. É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de caráter reflexivo, na qual foi utilizado a observação participante. Os resultados apontam aspectos positivos no desenvolvimento dos alunos como, desenvolvimento psicomotor; verbalização/linguagem; desenvolvimento da imaginação e criatividade. Esses achados enfatizam a relevância do brincar na disciplina Educação Física, demonstrando a possibilidade de incluir os brinquedos no currículo do primeiro ano do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Jeanne Silva Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação Física escolar pelo PROEF-polo UFAM, Manaus.

Adriane de Andrade Costa Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação Física escolar pelo PROEF-polo UFAM, Manaus.

Dorivaldo Vicente Junior, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação Física escolar pelo PROEF-polo UFAM, Manaus.

Tacio Pereira Marcos, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação Física escolar pelo PROEF-polo UFAM, Manaus.

Tathyane Krahenbühl, Universidade Federal do Amazonas

 Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Carvalho, J. S., Tavares, A. de A. C., Junior, D. V., Marcos, T. P., & Krahenbühl, T. (2025). PROFESSORA, HOJE TEM BRINQUEDO? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–12. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2288

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.