POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUS E DO SUAS: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?

Visualizações: 91

Autores

  • Taiana Dornelles Lago Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Thaiara Dornelles Lago Universidade de Pernambuco (UPE)

Palavras-chave:

Educação Permanente; SUS; SUAS; Qualificação Profissional.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da educação permanente enquanto política para a qualificação dos processos de trabalho nas áreas da Saúde e da Assistência Social. Diante do atual contexto de desmonte das políticas públicas e ataque aos direitos sociais, o texto se justifica no fato de poder analisar as políticas de educação permanente nos diferentes espaços vivenciados pelas autoras, tanto no contexto de estágio supervisionado da graduação quanto da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família. O artigo foi construído a partir de revisão bibliográfica sobre o tema da educação permanente e apontamentos das experiências empíricas, desdobrando as reflexões sobre: 1) a Política de Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social; 2) Política de Educação Permanente no Sistema Único de Saúde. A aproximação com os campos de trabalho nas referidas políticas e o estudo sobre a educação permanente apontam, além das limitações, para o potencial dessa política na qualificação do exercício profissional, a politização dos acontecimentos diários como forma de aprendizado em serviço e a garantia de acesso através de profissionais sensibilizados para elaborar junto de suas comunidades os caminhos para a efetivação e defesa das políticas públicas como direito no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Dornelles Lago, T., & Dornelles Lago, T. (2021). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUS E DO SUAS: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(1), 14–24. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/89