PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR

IMPLICAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO

Visualizações: 402

Autores

  • Emanuelle Karoline De Sousa Oliveira Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0009-0007-0332-2135
  • Maria de Nazareth Fernandes Martins Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.775

Palavras-chave:

Educação infantil, formação de professores, desenvolvimento da criança, psicologia histórico-cultural

Resumo

A proposta deste artigo é discutir a prática pedagógica na Educação Infantil e as implicações que ela tem na formação humana quando a atividade lúdica está presente na vida da criança. As ideias apresentadas derivam de resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica ligada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí. Esta pesquisa está inserida no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como foco a prática pedagógica na Educação Infantil, com ênfase na atividade lúdica. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (2008, 2010 e 2018), Leontiev (1987) e Elkonin (2009).  Essas categorias ainda estão em estágio inicial no processo de formação de professores, especialmente quando se trata de elaborar estratégias de ensino para mediar o desenvolvimento da criança, abrangendo áreas como a atenção direcionada, a memória lógica, o pensamento crítico, a criatividade, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Karoline De Sousa Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Aluna da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí.

Maria de Nazareth Fernandes Martins, Universidade Federal do Piauí

Professora Doutora da Universidade Federal do Piauí.

Referências

Brasil. LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Elkonin, D (2009). Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fortes.

ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVIDOV, V; SHUARE, M. (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antologia). Moscou: Progresso, 1987. p. 125-142.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A.C. Como elaborar um projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,2002.

IVIC, Ivan. LEV SEMIONOVICH VIGOTSKY. Paris, Unesco: Escritório Internacional de Educação, v.24. 3-4, pp.793-820,1994.

LEONTIEV, A.N. El desarrollo psíquico del niño en la edad preescolar. In: DAVIDOV, V; SHUARE, M. (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antologia). Moscou: Progresso, 1987. p. 57-70

MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança. 2019. 312f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina - Piauí, 2019.

VIGOTSKI , Lev Semionovitch. 7 aulas sobre L. S. Vigotski : Sobre os fundamentos da pedologia. Zoia Preste; Elizabeth Tunes (Org.). Claudia da Costa Guimarães Santana (Trad.). Rio de Janeiro: E papers, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução Elizabeth Tunes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. n. 08, abr. 2007/jun. 2008.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R. & LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5 ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Downloads

Publicado

2023-09-17

Como Citar

De Sousa Oliveira, E. K., & Martins, M. de N. F. (2023). PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR : IMPLICAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 84–102. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.775