PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR

IMPLICAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO

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Autores

  • Emanuelle Karoline De Sousa Oliveira Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0009-0007-0332-2135
  • Maria de Nazareth Fernandes Martins Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.775

Palavras-chave:

Educação infantil, formação de professores, desenvolvimento da criança, psicologia histórico-cultural

Resumo

A proposta deste artigo é discutir a prática pedagógica na Educação Infantil e as implicações que ela tem na formação humana quando a atividade lúdica está presente na vida da criança. As ideias apresentadas derivam de resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica ligada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí. Esta pesquisa está inserida no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como foco a prática pedagógica na Educação Infantil, com ênfase na atividade lúdica. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (2008, 2010 e 2018), Leontiev (1987) e Elkonin (2009).  Essas categorias ainda estão em estágio inicial no processo de formação de professores, especialmente quando se trata de elaborar estratégias de ensino para mediar o desenvolvimento da criança, abrangendo áreas como a atenção direcionada, a memória lógica, o pensamento crítico, a criatividade, entre outras.

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Biografia do Autor

Emanuelle Karoline De Sousa Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Aluna da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí.

Maria de Nazareth Fernandes Martins, Universidade Federal do Piauí

Professora Doutora da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

De Sousa Oliveira, E. K., & Martins, M. de N. F. (2023). PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR : IMPLICAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 84–102. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.775