ROBÔS HUMANOIDES NO CONTEXTO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306

Palavras-chave:

Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista, Robótica

Resumo

Este artigo explora a aplicação de robôs humanoides em intervenções educacionais para crianças com autismo, um campo de estudo que tem ganhado atenção devido ao potencial dessas tecnologias em facilitar o aprendizado e a interação social. Através de uma revisão bibliográfica abrangente, realizada em diversas bases de dados entre os anos de 2015 e 2023, identificamos os principais robôs utilizados no atendimento a essa população específica. A seleção dos estudos focou em pesquisas que apresentaram estratégias concretas de utilização dos robôs, excluindo-se revisões sistemáticas, propostas teóricas sem intervenção prática e estudos que não envolveram robôs humanoides. No total, 35 estudos foram analisados, destacando-se as funcionalidades dos robôs, os comportamentos-alvo nas intervenções e os resultados obtidos. Este trabalho contribui para o campo da robótica educacional e terapêutica, oferecendo insights valiosos para pesquisadores, desenvolvedores e profissionais da educação especial, na escolha de robôs humanoides como ferramentas de apoio para crianças com autismo, visando uma integração social e educacional mais efetiva.

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Biografia do Autor

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT atuando no curso de LETRAS: LIBRAS e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE SISTEMAS- PPGMCS. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Desenvolve atividades de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO nas seguintes ÁREAS: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, CIDADANIA DIGITAL, ACESSIBILIDADE e, afins. Possui inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. E autor do livro: O Design Instrucional na Educação a distância: John Dewey como uma referência metodológica e organizou os livros: Práticas em EaD: Temas emergentes; Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas; Tecnologias Educacionais no Tocantins - face a face; Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública e Autismo: tecnologias para a inclusão. Atualmente lidera e coordena o programa de Pesquisa e Extensão: Transtorno do Espectro Autista o Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação -TDIC que desenvolve tecnologias digitais integradas com robótica para a educação especial. É Coordenador pedagógico do Programa de Formação Docente Continuada - PROFOR/UFT. Idealizador, coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - AEE: com foco nas Deficiências Intelectual e Múltipla Sensorial - RENAFOR-MEC/UFT/SEDUC TO. Supervisor do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado -AEE: Educação Precoce - RENAFOR. Coordenador da pós-graduação: Transtorno do Espectro Autista na Educação do Campo. Esses projetos já formaram mais de mil professores no Tocantins e em outros Estados. Foi Pró-reitor de Graduação da Universidade do Tocantins - UNITINS. Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins - UFT e diretor do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Coordenou o Projeto Um Computador por Aluno - UCA Tocantins. Coordenou o projeto de pesquisa: Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a Educação de Surdos no Estado do Tocantins. Participou da criação do curso de letras: libras na UFT. Orientou a criação e o acompanhamento das ações de inclusão a universidade para as comunidades indígenas e quilombolas do Tocantins e estudantes da escola pública através do PADU/PADIQ - Programa de Acesso Democrático à Universidade e Acompanhamento Pedagógico e Projeto Dialógico de Acesso e Permanência das Comunidades Indígenas e Quilombolas na Universidade Presidente da Comissão HETEROIDENTIFICAÇÃO da UFT. Militante do Movimento Negro. Coordenador de Formação do MNU -TO. Recebeu o Título Honorífico de Cidadão de Portuense - TO (Porto Nacional - 2018) e foi condecorado com a COMENDA ZUMBI DOS PALMARES (2022), em homenagem aos serviços prestados à comunidade negra do Tocantins. 

Héllen Souza Luz, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda no Programa de Pós-graduação de Governança e Transformação Digital da Universidade Federal do Tocantins.

Simone Lima de Arruda Irigon, Universidade Federal do Tocantins

Brasileira, natural de Gurupi - TO, reside na capital Palmas - TO, atualmente Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPMCS é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019), possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Gurupi - UNIRG (2001) e Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS (2011), especializada em Orientação Educacional e Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO e Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFMS. Professora da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e desde 2007 vem exercendo função de Técnica de Educação Especial na Gerência de Educação Especial, atuou por diversos Biênios como Conselheira Governamental representando à referida Secretaria no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COEDE/TO e voluntariado na Universidade da Maturidade - UMA como Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins - UFT Campus de Palmas/TO.

Ricardo Loureiro Soares, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Modelagem Computacional de Sistemas Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFTO). Graduado em Analise e Desenvolvimentos de Sistemas (Faculdades SENAC-RS).Professor EBTT da Área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas. 

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Santos, G. F. dos, Luz, H. S., Irigon, S. L. de A., & Soares, R. L. (2024). ROBÔS HUMANOIDES NO CONTEXTO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM AUTISMO : CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306

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