A MEDIAÇÃO ESCOLAR E JUSTIÇA RESTAURATIVA - UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL EM MOGI DAS CRUZES/SP

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Autores

  • Valéria Bressan Candido Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP

Palavras-chave:

Mediação, Justiça Restaurativa, Educação

Resumo

Estudam-se, neste percurso, ações de mediação realizadas numa escola de educação básica da rede pública estadual no município de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo. Assim, tomando-se como método de pesquisa o exploratório-descritivo, onde se buscou entender o cotidiano violento que circunda a vida escolar em escolas públicas de educação básica, já que, ainda não se percebe um esforço conjunto entre escola, sociedade e Estado de ações que se esforcem em buscar soluções de conflitos e a harmonização do ambiente escolar, da mesma forma que o Estado interpõe práticas no sentido de reduzir a violência e a intolerância entre crianças e adolescentes. Deparamos com os mecanismos da Justiça Restaurativa e da Mediação Escolar, como instrumentos apaziguadores e construtores de uma cultura de paz. A mediação escolar tem o fim de incentivar o educando à integração com a turma, a socialização no ambiente escolar e o acompanhamento do seu processo de aprendizagem com práticas específicas para suas necessidades, utilizando-se de práticas restaurativas. Foram realizados três círculos de diálogos com os alunos que tidos como excluídos pelos demais. Observou-se que, uma determinada aluna, mostrava “muito triste” com a mudança de escola de uma das professoras, demonstrando carência afetiva e um apego exagerado pelo que considerava “amizade” pela professora. O grupo interagiu, mostrando-se solidário a “dor” da colega, sugerindo realizar uma festa de despedida para a professora, e que era a aluna quem iria organizá-la buscando aliviar sua dor, o que foi prontamente aceito por ela.

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Biografia do Autor

Valéria Bressan Candido, Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Bacharel em Direito, Assistente jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Mediadora, Professora de Ciência Política, Direito Constitucional e Administrativo, Assistente Jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Bressan Candido, V. . (2021). A MEDIAÇÃO ESCOLAR E JUSTIÇA RESTAURATIVA - UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL EM MOGI DAS CRUZES/SP. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(5), 52–64. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/263

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