INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU

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Autores

  • Mutaro Seidi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Levi Marcelino Intumbo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luís Miguel Dias Caetano da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileir

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Instabilidade Política, Guiné-Bissau

Resumo

A Guiné-Bissau é um país que, após declarar a sua independência, mergulhou numa sucessão de crises políticas envolvendo, na maioria das vezes, a classe castrense. Essas crises afetaram vários setores da sociedade guineense, nomeadamente, as organizações públicas. Um dos setores mais afetados foi a educação, apresentando indicadores frágeis ao nível do investimento público, infraestruturas escolares, formação de professores, entre outros aspectos. A situação tem merecido a atenção de investigadores e organizações internacionais que atuam no país, destacando os riscos para o desenvolvimento e progresso da nação. O artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos da instabilidade política nas políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e documentais. Os resultados apontam que a instabilidade política é um dos elementos principais para o agravamento das políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau, provocando dificuldades ao nível das questões estruturais, nepotismo, falta de investimentos, elevadas taxas de abandono escolar, problemas de formação de professores, reduzidos índices de inovação, fuga de recursos humanos, culminando no baixo desempenho geral do sistema educativo nacional.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação; Instabilidade Política; Guiné-Bissau.

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Biografia do Autor

Mutaro Seidi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Levi Marcelino Intumbo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luís Miguel Dias Caetano, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileir

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Ensino. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Seidi, M., Marcelino Intumbo, L., & Caetano, L. M. D. (2022). INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(3), 63–72. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

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