ROBÔS HUMANOIDES NO CONTEXTO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

Visualizações: 54

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306

Palavras-chave:

Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista, Robótica

Resumo

Este artigo explora a aplicação de robôs humanoides em intervenções educacionais para crianças com autismo, um campo de estudo que tem ganhado atenção devido ao potencial dessas tecnologias em facilitar o aprendizado e a interação social. Através de uma revisão bibliográfica abrangente, realizada em diversas bases de dados entre os anos de 2015 e 2023, identificamos os principais robôs utilizados no atendimento a essa população específica. A seleção dos estudos focou em pesquisas que apresentaram estratégias concretas de utilização dos robôs, excluindo-se revisões sistemáticas, propostas teóricas sem intervenção prática e estudos que não envolveram robôs humanoides. No total, 35 estudos foram analisados, destacando-se as funcionalidades dos robôs, os comportamentos-alvo nas intervenções e os resultados obtidos. Este trabalho contribui para o campo da robótica educacional e terapêutica, oferecendo insights valiosos para pesquisadores, desenvolvedores e profissionais da educação especial, na escolha de robôs humanoides como ferramentas de apoio para crianças com autismo, visando uma integração social e educacional mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT atuando no curso de LETRAS: LIBRAS e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE SISTEMAS- PPGMCS. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Desenvolve atividades de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO nas seguintes ÁREAS: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, CIDADANIA DIGITAL, ACESSIBILIDADE e, afins. Possui inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. E autor do livro: O Design Instrucional na Educação a distância: John Dewey como uma referência metodológica e organizou os livros: Práticas em EaD: Temas emergentes; Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas; Tecnologias Educacionais no Tocantins - face a face; Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública e Autismo: tecnologias para a inclusão. Atualmente lidera e coordena o programa de Pesquisa e Extensão: Transtorno do Espectro Autista o Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação -TDIC que desenvolve tecnologias digitais integradas com robótica para a educação especial. É Coordenador pedagógico do Programa de Formação Docente Continuada - PROFOR/UFT. Idealizador, coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - AEE: com foco nas Deficiências Intelectual e Múltipla Sensorial - RENAFOR-MEC/UFT/SEDUC TO. Supervisor do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado -AEE: Educação Precoce - RENAFOR. Coordenador da pós-graduação: Transtorno do Espectro Autista na Educação do Campo. Esses projetos já formaram mais de mil professores no Tocantins e em outros Estados. Foi Pró-reitor de Graduação da Universidade do Tocantins - UNITINS. Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins - UFT e diretor do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Coordenou o Projeto Um Computador por Aluno - UCA Tocantins. Coordenou o projeto de pesquisa: Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a Educação de Surdos no Estado do Tocantins. Participou da criação do curso de letras: libras na UFT. Orientou a criação e o acompanhamento das ações de inclusão a universidade para as comunidades indígenas e quilombolas do Tocantins e estudantes da escola pública através do PADU/PADIQ - Programa de Acesso Democrático à Universidade e Acompanhamento Pedagógico e Projeto Dialógico de Acesso e Permanência das Comunidades Indígenas e Quilombolas na Universidade Presidente da Comissão HETEROIDENTIFICAÇÃO da UFT. Militante do Movimento Negro. Coordenador de Formação do MNU -TO. Recebeu o Título Honorífico de Cidadão de Portuense - TO (Porto Nacional - 2018) e foi condecorado com a COMENDA ZUMBI DOS PALMARES (2022), em homenagem aos serviços prestados à comunidade negra do Tocantins. 

Héllen Souza Luz, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda no Programa de Pós-graduação de Governança e Transformação Digital da Universidade Federal do Tocantins.

Simone Lima de Arruda Irigon, Universidade Federal do Tocantins

Brasileira, natural de Gurupi - TO, reside na capital Palmas - TO, atualmente Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPMCS é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019), possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Gurupi - UNIRG (2001) e Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS (2011), especializada em Orientação Educacional e Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO e Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFMS. Professora da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e desde 2007 vem exercendo função de Técnica de Educação Especial na Gerência de Educação Especial, atuou por diversos Biênios como Conselheira Governamental representando à referida Secretaria no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COEDE/TO e voluntariado na Universidade da Maturidade - UMA como Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins - UFT Campus de Palmas/TO.

Ricardo Loureiro Soares, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Modelagem Computacional de Sistemas Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFTO). Graduado em Analise e Desenvolvimentos de Sistemas (Faculdades SENAC-RS).Professor EBTT da Área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas. 

Referências

ALBO-CANALS, J. et al. A Pilot Study of the KIBO Robot in Children with Severe ASD. International Journal of Social Robotics, v. 10, n. 3, p. 371–383, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12369-018-0479-2. Acesso em: 22 mai. 2024.

BARNES, J. A. et al. Child-Robot Interaction in a Musical Dance Game: An Exploratory Comparison Study between Typically Developing Children and Children with Autism. International journal of human-computer interaction, v. 37, n. 3, p. 249–266, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33767571/. Acesso em: 22 mai. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 22 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192. Acesso em: 22 mai. 2024.

BHARATHARAJ, J. et al. Sociopsychological and physiological effects of a robot-assisted therapy for children with autism. International journal of advanced robotic systems, v. 14, n. 5, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1729881417736895. Acesso em: 22 mai. 2024.

CLABAUGH, C. et al. Long-Term Personalization of an In-Home Socially Assistive Robot for Children With Autism Spectrum Disorders. Frontiers in Robotics and AI, v. 6, p. 110, 6 nov. 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/frobt.2019.00110/full. Acesso em: 22 mai. 2024.

DAVID, D. et al. Developing Joint Attention for Children with Autism in Robot-Enhanced Therapy. International Journal of Social Robotics, v. 10, n. 5, p. 595–605, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12369-017-0457-0. Acesso em: 22 mai. 2024.

DE KORTE, M. W. et al. Self-initiations in young children with autism during Pivotal Response Treatment with and without robot assistance. Autism : the international journal of research and practice, v. 24, n. 8, p. 2117–2128, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32730096/. Acesso em: 22 mai. 2024.

DIEHL JJ, CROWELL CR, VILLANO M., WIER K., TANG K., RIEK LD (2014) Clinical Applications of Robots in Autism Spectrum Disorder Diagnosis and Treatment. Em: Patel V., Preedy V., Martin C. (eds) Comprehensive Guide to Autism. Springer, New York, NY. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4788-7_14. Acesso em: 22 mai. 2024.

DUVILLE, M. M.; ALONSO-VALERDI, L. M.; IBARRA-ZARATE, D. I. Electroencephalographic Correlate of Mexican Spanish Emotional Speech Processing in Autism Spectrum Disorder: To a Social Story and Robot-Based Intervention. Frontiers in Human Neuroscience, v. 15, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2021.626146/full. Acesso em: 22 mai. 2024.

FENG, Y.; JIA, Q.; WEI, W. A Control Architecture of Robot-Assisted Intervention for Children with Autism Spectrum Disorders.(Research Article). Journal of Robotics, v. 2018, 2018. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/jr/2018/3246708/. Acesso em: 22 mai. 2024.

PETRIC, F; KOVACIC, Z. Design and Validation of MOMDP Models for Child–Robot Interaction Within Tasks of Robot-Assisted ASD Diagnostic Protocol. International Journal of Social Robotics, v. 12, n. 2, p. 371–388, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12369-019-00577-0. Acesso em: 22 mai. 2024.

GIANNOPULU, I.; MONTREYNAUD, V.; WATANABE, T. Minimalistic toy robot to analyze a scenery of speaker–listener condition in autism. Cognitive Processing, v. 17, n. 2, p. 195–203, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26872960/. Acesso em: 22 mai. 2024.

HUIJNEN, C. A. G. J.; LEXIS, M.; WITTE, L. P. DE. Matching Robot KASPAR to Autism Spectrum Disorder (ASD) Therapy and Educational Goals. International Journal of Social Robotics, v. 8, n. 4, p. 445–455, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12369-016-0369-4. Acesso em: 22 mai. 2024.

JOUAITI, M.; HÉNAFF, P. Robot-Based Motor Rehabilitation in Autism: A Systematic Review. International Journal of Social Robotics, v. 11, n. 5, p. 753–764, 2019. Disponível em: https://hal.science/hal-02295952/document. Acesso em: 22 mai. 2024.

JUNG, C. E. et al. Atypical Asymmetry for Processing Human and Robot Faces in Autism Revealed by fNIRS. PLOS ONE, v. 11, n. 7, p. e0158804, 7 jul. 2016. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0158804. Acesso em: 22 mai. 2024.

KATSANIS, I. A.; MOULIANITIS, V. C. An Architecture for Safe Child–Robot Interactions in Autism Interventions. Robotics, v. 10, n. 1, p. 20, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2218-6581/10/1/20. Acesso em: 22 mai. 2024.

KOSTRUBIEC, V.; KRUCK, J. Collaborative Research Project: Developing and Testing a Robot-Assisted Intervention for Children With Autism. Frontiers in Robotics and AI, v. 7, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/frobt.2020.00037/full. Acesso em: 22 mai. 2024.

KUMAZAKI, H. et al. A pilot study for robot appearance preferences among high-functioning individuals with autism spectrum disorder: Implications for therapeutic use.(Research Article)(Report). PLoS ONE, v. 12, n. 10, p. e0186581, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5640226/. Acesso em: 22 mai. 2024.

KUMAZAKI, H. et al. Impressions of Humanness for Android Robot may Represent an Endophenotype for Autism Spectrum Disorders.(Letter to the Editor). Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, n. 2, p. 632, 2018. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29086211/. Acesso em: 22 mai. 2024.

MARINO, F.; CARROZZA, C.; VAGNI, D. Outcomes of a Robot-Assisted Social-Emotional Understanding Intervention for Young Children with Autism Spectrum Disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, n. 6, p. 1973–1987, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30852783/. Acesso em: 22 mai. 2024.

REILLY, Colin. Behavioural phenotypes and special educational needs: is aetiology important in the classroom?. Journal of Intellectual Disability Research, v. 56, n. 10, p. 929-946, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22471356/. Acesso em: 22 mai. 2024.

RUDOVIC, Ognjen et al. Measuring engagement in robot-assisted autism therapy: A cross-cultural study. Frontiers in Robotics and AI, v. 4, p. 36, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/frobt.2017.00036/full. Acesso em: 22 mai. 2024.

SHARMA, S.; SRIVASTAVA, S.; ACHARY, K.; VARKEY, B., HEIMONEN, T., HAKULINEN, JS, ... & Rajput, N. (2016, fevereiro). Promoting joint attention with computer-supported collaboration in children with autism. Em Proceedings of the 19th ACM conference on computer-supported cooperative work & social computing (pp. 1560-1571). Disponível em: https://research.ibm.com/publications/promoting-joint-attention-with-computer-supported-collaboration-in-children-with-autism. Acesso em: 22 mai. 2024.

QIDWAI, U. Humanoid Robot as a Teacher’s Assistant: Helping Children with Autism to Learn Social and Academic Skills. Journal of Intelligent & Robotic Systems, v. 98, n. 3–4, p. 759–770, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10846-019-01075-1. Acesso em: 22 mai. 2024.

SAADATZI, M. et al. Small-Group Technology-Assisted Instruction: Virtual Teacher and Robot Peer for Individuals with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, n. 11, p. 3816–3830, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007/978-3-319-91280-6_102391. Acesso em: 22 mai. 2024.

SCASSELLATI, B.; ADMONI, H.; MATARI, M. Robots for Use in Autism Research. Annual Review of Biomedical Engineering, v. 14, p. 275–294, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22577778/. Acesso em: 22 mai. 2024.

SHIMAYA, J. et al. Communication Support via a Tele-Operated Robot for Easier Talking: Case/Laboratory Study of Individuals with/Without Autism Spectrum Disorder.(Report). International Journal of Social Robotics, v. 11, n. 1, p. 171, 2019. Disponível em: https://tus.elsevierpure.com/en/publications/communication-support-via-a-tele-operated-robot-for-easier-talkin/fingerprints/. Acesso em: 22 mai. 2024.

SIMUT, R. et al. Children with Autism Spectrum Disorders Make a Fruit Salad with Probo, the Social Robot: An Interaction Study. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 46, n. 1, p. 113–126, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26304031/. Acesso em: 22 mai. 2024.

SO, W.-C et al. Using Robot Animation to Promote Gestural Skills in Children with Autism Spectrum Disorders. Journal of computer assisted learning, v. 32, n. 6, p. 632, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jcal.12159. Acesso em: 22 mai. 2024.

SO, WING-CHEE et al. A Robot-Based Play-Drama Intervention May Improve the Joint Attention and Functional Play Behaviors of Chinese-Speaking Preschoolers with Autism Spectrum Disorder: A Pilot Study. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, n. 2, p. 467–481, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31655965/. Acesso em: 22 mai. 2024.

SO, WING-CHEE et al. Robot-based intervention may reduce delay in the production of intransitive gestures in Chinese-speaking preschoolers with autism spectrum disorder.(Report). Molecular Autism, v. 9, n. 1, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29796238/. Acesso em: 22 mai. 2024.

STRATEN, C. L. et al. Effects of robots’ intonation and bodily appearance on robot-mediated communicative treatment outcomes for children with autism spectrum disorder.(Report). Personal and Ubiquitous Computing, v. 22, n. 2, p. 379, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00779-017-1060-y. Acesso em: 22 mai. 2024.

TAHERI, A. et al. Human–Robot Interaction in Autism Treatment: A Case Study on Three Pairs of Autistic Children as Twins, Siblings, and Classmates. International Journal of Social Robotics, v. 10, n. 1, p. 93–113, 2018. Disponível em: https://ouci.dntb.gov.ua/en/works/40rXLOv9/. Acesso em: 22 mai. 2024.

VÁZQUEZ, E. P. et al. The use of the bee-bot robot as a learning tool for emotions in the teaching of students with autism spectrum disorder. INFAD, v. 3, n. 1, p. 577–584, 2019. Acesso em: 22 mai. 2024.

VANDEVELDE, Cesar et al. The use of social robot ono in robot assisted therapy. In: International Conference on Social Robotics. 2013. Disponível em: https://www.cesarvandevelde.com/static/pdf/the-use-of-social-robot-ono-in-rat.pdf. Acesso em: 22 mai. 2024.

WIJAYASINGHE, I.; POPA, D. Human–Robot Gesture Analysis for Objective Assessment of Autism Spectrum Disorder. International Journal of Social Robotics, v. 8, n. 5, p. 695–707, 2016. Disponível em: https://scholarlycommons.pacific.edu/shs-all/336. Acesso em: 22 mai. 2024.

WONG, HYA; ZHONG, ZW Assessment of robot training for social cognitive learning. In: 2016 16ª Conferência Internacional sobre Controle, Automação e Sistemas (ICCAS) . IEEE, 2016. p. 893-898. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7832420. Acesso em: 22 mai. 2024.

WOOD, L. J. et al. Developing Kaspar: A Humanoid Robot for Children with Autism. International Journal of Social Robotics, v. 13, n. 3, p. 491–508, jun. 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12369-019-00563-6. Acesso em: 22 mai. 2024.

YOSHIKAWA, Y. et al. Relaxing Gaze Aversion of Adolescents With Autism Spectrum Disorder in Consecutive Conversations With Human and Android Robot—A Preliminary Study. Frontiers in Psychiatry, v. 10, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31258488/. Acesso em: 22 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Santos, G. F. dos, Luz, H. S., Irigon, S. L. de A., & Soares, R. L. (2024). ROBÔS HUMANOIDES NO CONTEXTO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM AUTISMO : CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.