A POTÊNCIA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

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Autores

Palavras-chave:

Robótica; Mídias na Educação; Ensino-aprendizagem; Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo refere-se a uma investigação que teve como objetivo principal averiguar como a robótica pode auxiliar ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em espaços não-formais. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica temática, quando foi possível constatar o que autores como Nascimento (2002), Oliveira (2003), Gouvêa (2004) e Gomes (2010) entre outros, falam sobre o assunto. Em se tratando de uma pesquisa eminentemente qualitativa, também nos valemos de um questionário, direcionado a profissionais da educação do contraturno de uma Entidade Social Paraestatal, da cidade de Sapiranga, Rio Grande do Sul. Nesta coleta de dados, pudemos apreender através do relato dos professores suas experiências com a robótica em sala de aula, salientando todos os ganhos que esta ferramenta pode trazer ao desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. Deste modo, tivemos como intuito, entender uma gama de conceitos relacionados com a robótica e como a mesma é implementada. Também apreendemos no relato de profissionais que não atuam diretamente com robótica, porém, atuam com os educandos que têm a convivência com a mesma, a enfática ressonância na formação dos educandos da utilização da mesma. Sendo assim, pudemos constatar que o uso da robótica é um potente auxílio no desenvolvimento da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Paula Juliana Nunes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga. Monitora de Projetos Educacionais do SESI-RS.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dra. em Educação, Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordena o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD / FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Nunes da Silva, P. J., & Grecco dos Santos, R. de C. (2021). A POTÊNCIA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(3), 18–36. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/92

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