EJA MINEIRA

ONDE ESTÃO OS SURDOS?

Visualizações: 193

Autores

  • Vanessa Lepick Prefeitura Municipal de Uberlândia
  • Kleyver Tavares Duarte FACED/UFU
  • Ana Beatriz da Silva Duarte FACED/UFU

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.728

Palavras-chave:

EJA, Educação De Surdos, Minas Gerais, História Da Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a Educação de Jovens e Adultos - EJA em Minas Gerais e sua relação com a Educação de Surdos entre os anos de 1920 e 2005. Através de metodologia bibliográfica e documental, investigamos como as deficiências na Educação de Surdos levam esses alunos à busca por oportunidades na EJA. A falta de uma educação adequada no ensino regular os direciona para a EJA, que, por vezes, carece de recursos e atenção para oferecer uma educação inclusiva satisfatória, especialmente para alunos com deficiência. Assim, os direitos educacionais dos alunos surdos são novamente negados quando buscam a EJA em busca de novas oportunidades. A compreensão dessa relação entre a Educação de Surdos e a EJA é fundamental para desenvolver políticas educacionais abrangentes, assegurando uma educação inclusiva e de qualidade para esses estudantes em ambas as modalidades de ensino. Isso requer investimentos em recursos pedagógicos específicos e formação de professores para atender às necessidades dos alunos surdos, garantindo seu pleno desenvolvimento e participação na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyver Tavares Duarte, FACED/UFU

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: kleyver.duarte@ufu.br https://orcid.org/0000-0002-8698-9061 Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9634028707605896

Ana Beatriz da Silva Duarte, FACED/UFU

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: anabeatriz@ufu.br https://orcid.org/0000-0003-3031-576X Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7665183172835462

Referências

ALMEIDA, Mara Rúbia Pinto de; SILVA, Luzia Márcia Resende. Língua Brasileira de Sinais no Estado de Minas Gerais: Movimentos sociais e os registros que antecedem o documento nacional. III EHECO – Catalão ‐ GO, 2015.

BARBOSA, Pedro Henrique Braga; MENEZES, Ronny Diogenes de. Interação: um olhar sobre a surdez na educação de jovens e adultos em uma escola da rede estadual de ensino no município de Uberaba - MG. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68757>. Acesso em: 25/07/2023 21:51

BEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e educação popular: um estudo sobre educação de adultos. São Paulo, Pioneira, 1974.

BERNARDES, Fernanda Afonso. Bernardes. Modos de formar professores de EJA (1990-2006). 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

BORGES, Adriana Araújo Pereira. Entre tratar e educar os excepcionais: Helena Antipoff e a Psicologia na Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais (1932-1942). 2014. 347p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2014.

BRASIL. MEC. Decreto n. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

BRASIL. Lei n.º 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília.

BRASIL. Lei n.º 9.424 de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no Art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 20 Out. 2015

BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2° graus e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12 ago. 1971.

BRASIL. Decreto n.º 19.513, de 25 de agosto de 1945. Disposições regulamentares destinadas a reger a concessão do auxílio federal para o ensino primário. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1945.

BRASIL. Decreto-lei n.º 4.958, de 14 de novembro de 1942. Lei que cria o Fundo Nacional do Ensino Primário. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1942.

BRASIL. Decreto n.º 6.758 de 1 de janeiro de 1925. Aprova o programa do ensino primário. Imprensa Oficial. Belo Horizonte,

BRASIL. Decreto n.º 6.655, de 19 de agosto de 1924. Approva o regulamento do ensino primário. Imprensa Oficial. Belo Horizonte, 1924.

CAMPOS, Eliete; VENÂNCIO, Ana Rosa; SOARES, Leôncio. Fórum Mineiro De EJA: espaços de (re) leituras da EJA. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/ SP, 2007. 1-5 p. Anais eletrônicos. Campinas: Unicamp, 2007. Disponível em: http://alb. com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem01pdf/sm01ss01_02.pdf. Acesso em: 9 dez. 2014.

CAMPOS, Nilda de Oliveira. Gestão Democrática: O Projeto Político Pedagógico e a inclusão do aluno surdo da EJA. Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores) - Universidade Federal de Minas Gerais; Belo Horizonte, 2011.

COSTA, Heliane Alves de Carvalho. Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2014.

DUARTE, Kleyver Tavares. A formação de professores de surdos para a EJA: Uberlândia de 1990 a 2005. 2022. 371 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5037. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5037

FERRARI, Ana Carolina Machado. Atuação do tradutor intérprete de libras na aprendizagem matemática de surdos no ensino fundamental Dissertação - (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2014.

GUARATO, Mônica. Alfabetização De Adultos: A Experiência Do Mobral No Município De Uberlândia - MG (1971 - 1985)' 01/02/2001 163 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade Federal De Uberlândia, Uberlândia, 2001.

MAZZOTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2005.

MELLO, Rita Tavares. Cenário e História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e Minas Gerais. Formação de Educadores de Jovens e Adultos. V Seminário Nacional, UNICAMP – Campinas, SP. 2015b. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/snfee/index.php/snfee/article/download/189/71. Acesso em 17 de abril de 2016.

MELLO, Rita Tavares de. História, memória e vivências: A EJA no norte de Minas Gerais 1940-1960. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2015a.

MINAS GERAIS. Conselho Estadual de Educação. Resolução n.º 451, de 27 de maio de 2003. Fixa normas para a. Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino, 2003

MINAS GERAIS. Parecer n.º 424 de 27 de maio de 2003. Fixa normas para a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino. Diário Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2003.

MINAS GERAIS. Lei Estadual n.º 10.379, de 10 janeiro de 1991. Reconhece oficialmente, no Estado de Minas Gerais, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente, a linguagem gestual codificada na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Diário Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte.

MINAS GERAIS. CEE. Resolução n.º 386 de 15 de março de 1991. Dispõe sobre os cursos regulares e exames de suplência e de qualificação profissional. Belo Horizonte, 1991.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Projeto Novo Cidadão. Movimento de Alfabetização de Adultos. SEE., Belo Horizonte, 1984.

MINAS GERAIS. Portaria n° 57, de 30 de janeiro de 1947. Autoriza o Departamento Nacional de Educação a organizar o Serviço de Educação de Adultos. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1945.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo: Hucitec, 2013.

NOGUEIRA, Vera Lúcia. A escola primária noturna em Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza edições, 2012.

NOGUEIRA, Vera Lúcia. Educação de Jovens e Adultos: uma leitura do passado a partir de uma leitura do presente. Paidéia (Belo Horizonte), v. 6, p. 169-198, 2009b.

NOGUEIRA, Vera Lúcia. A escola primária noturna na política educacional mineira ‒ 1891-1924. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009a.

OLIVEIRA, Michelle Mattar Pereira de. Instrução Pública Mineira no final do Império e no início do período republicano: Diamantina sede de grandes acontecimentos da educação mineira. 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

OLIVEIRA, Paulo Sérgio de Jesus; SILVA, Lázara Cristina da Oliveira. Movimento Surdo e suas repercussões: tramas nas/das políticas educacionais brasileiras. - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2018.

OLIVEIRA, Paulo Sérgio de Jesus. O movimento surdo e suas repercussões nas políticas educacionais para a escolarização de surdos. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.429 DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.429

OLIVEIRA, Paulo Sérgio de Jesus; MOURÃO, Marisa Pinheiro. Estágio Supervisionado e a Educação de Surdos: a importância do bilinguismo. Anais do SIELP, Uberlândia, Volume 2, nº 1, p.8, 2012.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PAIVA, Jane; MACHADO, Maria Margarida; IRELAND, Timothy. Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea: 1996-2004. Brasilia: UNESCO, 2004. 209 p. STEPHANOU, Maria.

ROCHA, Juliana Andrade. Políticas públicas para educação de jovens e adultos em Uberlândia -MG (1990/2008). 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2016.

RODRIGUES, Carlos Henrique. Situações de incompreensão vivenciadas por professor ouvinte e alunos surdos na sala de aula: Processos Interpretativos e Oportunidades de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minais Gerais, 2008.

SERRA, Enio. et al. Interrogando o direito à educação: oferta e demanda por educação de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, p. 25-41, ago./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.243

SILVA, Lázara Cristina da.; AMORIM, Lúcio Cruz Silveira. Educação de surdos: relâmpagos de desejos e a realidade permitida. – 1. ed. – Curitiba: Appris, 2017.

SILVA, Reginaldo A. Os Recursos Visuais: da Leitura Semiótica à Prática de Leitura Literária e Letramento de Alunos Surdos. In: Simpósio Nacional Por uma Escola Inovadora e Inclusiva - Desafios à Educação do Século XXI. Alfenas-MG: UNIFAL-MG, 2017. v.1. p.735- 752.

SOARES, Leôncio. A formação inicial do educador de jovens e adultos: um estudo da habilitação de EJA da Faculdade de Educação. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG/PUC-MG/ANPEd, 2005. p.

SOARES, Leôncio. Educação de Adultos em Minas Gerais: continuidades e rupturas. (Tese de doutoramento). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1995.

VIEIRA, Maria Clarisse. Políticas de educação de jovens e adultos no brasil: Uberlândia - Mg (anos 80 e 90). 2000. 265 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.41 DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.41

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Lepick, V., Duarte, K. T., & da Silva Duarte, A. B. (2023). EJA MINEIRA: ONDE ESTÃO OS SURDOS? . Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 392–415. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.728

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.