A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O OLHAR DE SUAS PEDAGOGAS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i2.478

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Especial; Educação Inclusiva; Educação Infantil; Pedagogia; Narrativas.

Resumo

Resumo: Este estudo investiga o ensino de crianças público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil. Tem como objetivo compreender e analisar como as pedagogas concebem as crianças com deficiência e viabilizam suas práticas educativas. A pesquisa fundamenta-se teórico e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial, nas elaborações de Lev Semionovitch Vigotski sobre a constituição social do desenvolvimento humano e suas proposições sobre as condições de possibilidades de desenvolvimento de crianças com deficiência. Ancora-se no método histórico-dialético e nos estudos biográficos ao trazer a narrativa como instância simbólica da linguagem. A construção dos dados foi realizada em uma escola pública municipal de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo, durante o ano de 2022, registradas por meio de entrevistas narrativas com seis pedagogas que atuam na Educação Infantil. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de uma mudança educacional, que contemple um ensino real e efetivo para as crianças em condição de deficiência, um modelo de política, uma escola, uma prática pedagógica que promova para essas crianças oportunidades não apenas de estar no meio social, mas de atuar nele, como protagonistas, como sujeitos capazes de aprender e se desenvolver.

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Biografia do Autor

Rodrigo Barbuio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Educação pela Universidade São Francisco.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Barbuio, R. (2023). A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DE SUAS PEDAGOGAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(2), 02–22. https://doi.org/10.56579/rei.v5i2.478

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