ETNOMATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA NA FORMAÇÃO LICENCIADA COM POVOS ORIGINÁRIOS
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1530Palabras clave:
Etnomatemática indígena, Diversidade cultural, Bilinguismo/Multilinguismo, Ensino e aprendizagemResumen
O Programa Etnomatemática investiga a natureza do conhecimento matemático em suas dimensões histórica, política, epistemológica, conceitual, cognitiva e educacional. O reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres dos distintos grupos étnicos são condições sine qua non das pesquisas no campo da Formação de Professores Indígenas. Neste artigo, o objetivo é discutir a dimensão educacional da Etnomatemática a partir da formação licenciada de professores indígenas. O referencial teórico é fundamentado na Etnomatemática como programa de pesquisa. A metodologia foi conduzida por uma pesquisa qualitativa participante, centrada em uma atividade que visa estabelecer a relação entre linguagem matemática e língua materna. Os resultados indicam contribuições para o ensino e a aprendizagem de matemáticas sob a ótica bilíngue/multilíngue, intercultural, comunitária e da autodeterminação; e revelam práxis na formação inicial de professores relacionadas ao currículo dinâmico, ao diálogo de conhecimentos e às estratégias pedagógicas inspiradas na diversidade sociocultural indígena. Conclui-se que a dimensão educacional da Etnomatemática se apresenta como possibilidade de diálogo entre os saberes científicos e ancestrais na produção do conhecimento escolar entre as comunidades tradicionais.
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