CURRÍCULO ESCOLAR

UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL

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Autores

  • Valmir Rogério Torres Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1028

Palavras-chave:

Manipulação da sociedade, Participação, Justiça social

Resumo

O currículo é apresentado inicialmente, nas concepções de Apple, como um instrumento de manipulação social, que tem como finalidade atender aos interesses das classes dominantes. É discutida a conexão existente entre cultura e poder presente nas escolas e nos currículos escolares. Em contrapartida se destacam dois exemplos que visam superar as concepções discorridas por Apple, que se trata do momento em que Freire construiu o currículo do município de São Paulo e a implementação de comunidade de aprendizagem nas escolas. Conclui-se que a participação de todos, de forma a intervir nas decisões finais é ferramenta fundamental para a garantia da construção de um currículo que atenda as necessidades das comunidades, proporcionando a construção de uma educação justa, igualitária e que respeite a diversidade cultural. Para tais discussões, utilizou-se de pesquisas bibliográficas.

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Biografia do Autor

Valmir Rogério Torres, Universidade Federal de São Carlos

Aluno do Programa de Pós-graduação de Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Torres, V. R. (2024). CURRÍCULO ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1028

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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