REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR

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Autores

  • Andressa Abreu da Silva
  • Manuela Ciconetto Bernardi

Palavras-chave:

Formação Docente; Ensino Superior; Educação.

Resumo

O presente trabalho tem como temática principal a formação de docentes para o Ensino Superior, sendo seu objetivo a discussão e promoção de reflexões sobre a temática. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de cunho teórico.O estudo se apoia no documento produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira para o Censo de 2018, além dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constatou-se que existem lacunas na preparação de docentes para o Ensino Superior, sendo que atualmente os Programas de Pós-Graduação precisariam enfatizar questões práticas do cotidiano docente, mudanças que também compreenderiam a legislação vigente, e as formações continuadas, e apesar da situação atual, pontou-se alguns meios para que estas sejam efetivadas. Por fim, destacou-se que a temática é relevante e deve ser discutida constantemente para que a formação de docentes para o Ensino Superior seja aprimorada.

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Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev. Port. de Educação, Braga , v. 27, n. 2, p. 7-31, jun. 2014 . Disponível em:http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200002&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 31 mar. 2020.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Abreu da Silva , A. ., & Ciconetto Bernardi, M. . (2021). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(3), 107–117. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200

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