CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Visualizações: 198Keywords:
Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais.Abstract
O objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas, processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural.
Downloads
References
BALL, Stephen J. Educação Global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BOSI, Eclea. Cultura de massa e cultura popular. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
DINIZ, Kênia Mendonça. O que a Barbie ensina para as crianças ?. Florianópolis: UFSC, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social contemporânea. 6. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora, v. 34, n. 3, 1999.
OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira. Cultura escolar: revisando conceitos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v.19, n.2, jul/dez. 2003.
OLIVEIRA, LUIZ Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007.
RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e pós-humanismo: exercícios de arqueologia e
Criticismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2ª edição. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SERROY, Jean; LIPOVETSKY, Gilles. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.