PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA REALIDADE CRESCENTE NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL

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Autores

  • Vania Dal Pont Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade federal de Pelotas (UFPEL)

Palavras-chave:

Produção de vídeo estudantil, Formação de Professores, Tecnologia

Resumo

O artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa realizada com professores de cinco cidades da rede municipal de ensino do estado do Rio Grande do Sul, sobre a produção de vídeo estudantil e a formação docente. Discute-se o uso da tecnologia e o crescimento da produção de vídeo dentro do contexto escolar como possibilidade de aprendizagem e se faz uma aproximação com a realidade vivenciada pelos jovens nas escolas. Observou-se o distanciamento das tecnologias na formação docente e verificou-se que o percurso realizado pelos docentes na produção de vídeo é vivenciado de forma autônoma sem muito apoio de sua formação. Foi possível detectar algumas contribuições da produção de vídeo no âmbito escolar e no processo educacional.

 

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Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). Professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS (1991-2010). Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Dal Pont, V., & Polidori Zamperetti, M. (2021). PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA REALIDADE CRESCENTE NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(3), 1–17. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/42

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