CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE
Visualizações: 276Keywords:
PET-Saúde Interprofissionalidade; Educação Interprofissional; Colaboração; Trabalho em Equipe; Saúde Coletiva.Abstract
Embora o SUS aconteça em ambientes interprofissionais, precisa avançar no seu ambiente de formação na prática interprofissional. A formação é muito conteudista e sem estratégias capazes de formar atitudes e habilidades pautadas na colaboração. O objetivo deste estudo foi descrever as percepções de preceptores e discentes de um grupo PET-Saúde
Interprofissionalidade da UFJ sobre as contribuições da Educação Interprofissional para a equipe. Trata-se de pesquisa qualitativa utilizando o grupo focal e a análise dos portfólios dos participantes, entre março de 2019 a abril de 2020, no Município de Jataí, Goiás. Os participantes da pesquisa reconhecem que há uma cultura de formação uniprofissional dominante na universidade e uma forte tendência na centralização das competências específicas, e ainda atribuem como consequência a estas duas, a dificuldade que a maioria dos profissionais tem para em trabalhar em equipe. Os participantes consideram o PET-Saúde
Interprofissionalidade um espaço favorável para promover experiências interprofissionais por aproximar o estudante de processos de trabalho comuns a todos os profissionais da saúde, e não só os específicos de sua área de formação. Também possibilita a interação com profissionais do serviço, com alunos e com usuários, o que torna o programa uma experiência
única e desafiadora com experiências e momentos reais sobre a prática profissional, o trabalho em equipe e o SUS. Assim, O PET-Saúde Interprofissionalidade possibilita uma qualificação e melhora da: qualidade da atenção à saúde individual e coletiva; da qualidade da formação profissional e satisfação dos trabalhadores dos serviços. Para isso, os governos devem
reconhecer a importância e apoiar a implementação das políticas de Educação Interprofissional (EIP) que valorizam o trabalho conjunto e o trabalho de equipe, os quais permitem uma prática mais resolutiva e a integralidade do cuidado, contribuindo para a
qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas na melhoria da atenção à saúde.
Downloads
References
Não há.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.